O município de Serafina Corrêa passa a integrar o projeto nacional para Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica, do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é qualificar o atendimento aos pacientes com a revisão dos medicamentos em uso, identificação e resolução de problemas relacionados ao consumo de medicamentos e melhoria da adesão ao tratamento e das condições de saúde dos usuários.
No Rio Grande do Sul, 35 cidades aderiram ao projeto. Ainda no mês de março, em evento foi promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, foi realizado o treinamento das equipes que desenvolverão o programa nos município. Serafina Corrêa foi representada pela farmacêutica, Fernanda Sordi, que desenvolverá este trabalho no município.
Os serafinenses contarão com serviço disponível na Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, o serviço piloto será desenvolvido na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gramadinho, através do atendimento clínico da farmacêutica aos pacientes diabéticos em uso de insulina. Pacientes que estão utilizando insulina e desejam participar deste atendimento farmacêutico, podem agendar através do telefone (54) 3444-9355.