A violência sexual contra crianças e adolescentes e o impacto disso na aprendizagem e no desenvolvimento serão discutidos na V Jornada de Saúde Mental na Escola, que ocorre no dia 24 de setembro em Caxias do Sul. A ação é promovida pela Promotoria de Justiça Regional da Educação (Preduc) em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e outras entidades.
Um dos principais pontos é avaliar o papel da escola como agente de proteção ao levar o conhecimento à comunidade escolar sobre os atos de violência. A jornada também vai debater formas de prevenção, acolhimento e encaminhamento aos órgãos de atendimento e proteção.
A procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Denise Casanova Villela, mestra em Direito Comparado e especialista em Direito da Criança e do Adolescente, e a promotora de Justiça Adriana Karina Diesel Chesani, da 10ª Promotoria de Justiça Criminal, vão participar do painel Enfrentamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente no Sistema de Justiça, que vai ser mediado pela promotora de Justiça Simone Martini, da Promotoria de Justiça Regional da Educação de Caxias do Sul.
A jornada é destinada a profissionais da Rede de Proteção Social e Justiça, professores, psicólogos, assistentes sociais e acadêmicos e vai ocorrer das 8h30 às 17h30, no UCS Teatro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia do evento neste link.
Também são parceiros do Ministério Público e da UCS na promoção da Jornada o Centro Universitário Uniftec, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), o Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Simpré), o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caxias do Sul (Comdica), o Núcleo Restaurativo de Caxias do Sul, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), o Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul, os Conselhos Tutelares de Caxias do Sul, as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves.