Com a ausência de representantes do Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos e da Aprovale, entidades que se manifestaram contrárias à instalação de empreendimentos no Vale dos Vinhedos, realizou-se na tarde desta terça-feira, 29, sessão da Comissão Técnica de Infraestrutura da Casa para debater a negativa.
A sessão contou com a presença de 14 vereadores e de representantes de dois empreendimentos, o Be Wine e o Gramado Parks/Salton.Empreendimentos.
Quem coordenou os trabalhos foi o presidente da Comissão, Anderson Zanella (PP), que fez quatro propostas ao poder Executivo Municipal, ao próprio Conselho Distrital e possivelmente encaminhará a questão ao Ministério Público. A saber: anular a deliberação da reunião em que os projetos foram rejeitados por vício de interesse já que conselheiros manifestaram interesse pessoal para rejeitar os projetos, o que não obedeceria ao próprio regimento do Conselho; não houve oportunidade de contraponto aos empreendimentos no âmbito do Conselho, tornando a decisão viciada; Sugere ainda que o município suspenda o alvará do empreendimento Castelo do Vale Resorts, junto à vinícola Dom Cândido, por ser similar aos agora vetados. Zanella sustenta a posição porque conselheiros teriam dito que foram ludibriados em relação ao[ este projeto que foi admitido pelo Conselho Distrital.
O presidente da Vinícola Salton, Maurício Salton e o representante da Gramado Parks tiveram a oportunidade de se manifestar e falaram por aproximadamente 30 minutos. Ambos relataram o histórico das empresas e a seriedade dos seus empreendimentos. Salton reforçou o compromisso social que a família controladora e a empresa a em si mantém nos mais de 100 anos de atuação em Bento Gonçalves.
As tardes de terça são reservadas para as comissões técnicas da Casa, onde a legalidade de projetos são apreciados, para depois serem submetidos a votação nas sessões ordinárias. Chama a atenção o fato de que o assunto abordado hoje não é objeto de qualquer projeto em análise na Câmara.
Por exiguidade de tempo, os representantes do projeto Be Wine, um hotel multi propriedade também rejeitado pelo Conselho, deverão retornar na terça da próxima semana.