Comportamento

Receita Estadual deflagra operação para combater sonegação no segmento de cervejas artesanais

Três empresas são alvos da ação, que investiga fraude na utilização de benefícios fiscais

Receita Estadual deflagra operação para combater sonegação no segmento de cervejas artesanais

A Receita Estadual promoveu, nesta terça-feira, 12/12, a Operação Lupulus, voltada à fiscalização minuciosa no setor de bebidas. Três renomadas empresas fabricantes de cervejas artesanais foram alvo da ação, suspeitas de envolvimento em práticas irregulares e sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O objetivo principal é reunir evidências que confirmem indícios de fraude na aplicação de benefícios fiscais destinados a microcervejarias, além de analisar transações de vendas desprovidas de documentação fiscal adequada. A operação também investiga operações de industrialização por encomenda sem tributação adequada, bem como remessas para supostos armazéns gerais. Essas práticas ilegais resultam em perdas significativas para os cofres públicos e prejudicam de maneira irreparável concorrentes que cumprem devidamente suas obrigações fiscais.

A ação conta com a participação de 23 auditores-fiscais, oito técnicos tributários e quatro policiais militares. A coordenação está a cargo do Grupo Especializado Setorial de Bebidas (GES Bebidas), situado na Delegacia da Receita Estadual em Porto Alegre (1ª DRE). A atuação ostensiva inclui também servidores das delegacias da Receita Estadual em Caxias do Sul (3ª DRE) e Novo Hamburgo (4ª DRE), além do suporte da área de informática forense da administração tributária gaúcha.

Essas operações são parte da estratégia da Receita Estadual, alinhada ao programa Receita 2030+, apresentado em abril de 2023. O programa, que abrange medidas para os próximos quatro anos, visa gerar valor público através da implementação de uma Receita digital. O combate à sonegação e a especialização na fiscalização, destacando o uso de dados e tecnologia, são prioridades no âmbito do programa. Atualmente, a Receita Estadual opera com 17 Grupos Especializados Setoriais (GES), incluindo o GES Bebidas.