Foi iniciado nesta segunda-feira (26) o serviço de detonação de um banco de rochas na Estrada Municipal Luiz Daneluz, próximo à Ponte do Raposo, em Caxias do Sul, na divisa com Gramado. A medida é executada pela Secretaria Municipal de Obras (SMOSP) para restabelecer a trafegabilidade da via, que pode servir de acesso à região das Hortênsias, a partir do distrito caxiense de Vila Oliva. A estrada foi danificada após a cheia do Rio Caí, ocasionada pelas chuvas extremas registradas no mês de maio.
De acordo com a SMOSP, o objetivo é que as explosões removam uma seção de rochas com cerca de 500 metros de extensão, criando, assim, espaço para a reconstrução da estrada. O município estudava desde o mês passado a possibilidade do uso explosivos no local, quando um maquinário havia começado os trabalhos de liberação de passagem.
Também são realizadas melhorias em um trecho íngreme e com curvas. A Ponte do Raposo, entretanto, está em condições de uso, conforme a prefeitura.
Alternativa para acessar Hortênsias
Com a persistência do bloqueio na Estrada Luiz Daneluz, a prefeitura indica como alternativa para acessar as Hortênsias utilizar a Estrada Municipal Arcido Giacomo Dall’Agnol, que liga as comunidades de São Paulo e São Maximiliano, em Santa Lúcia do Piai. O desvio, recomendado apenas a veículos pequenos e médios, permite conectar-se às localidades de Nossa Senhora do Pedancino e Linha Brasil, em Nova Petrópolis.