Caxias do Sul

Prefeitura de Caxias do Sul alerta para perigo de remoção de bloqueios em ponte interditada

Secretaria de Obras e Serviços Públicos reforça o apelo para que obstáculos de segurança não sejam retirados do local, uma vez que a ponte apresenta risco iminente de queda

Foto: Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí
Foto: Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí

A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), alerta a comunidade sobre a recorrente remoção de blocos de concreto e bancos de terra instalados como bloqueios nas cabeceiras da ponte que cruza o Rio Piaí, na Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, entre os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Fazenda Souza.

De acordo com a SMOSP, a ponte foi interditada como medida preventiva de segurança, já que apresenta risco iminente de queda. O objetivo é impedir o tráfego sobre a estrutura, que pode desabar e resultar em uma fatalidade caso pessoas tentem atravessá-la.

Esforços para liberar a ponte

A secretaria afirma ainda que reconhece a necessidade de liberar a via e que trabalha para restaurar um dos pilares da ponte, que foi gravemente danificado pelas fortes chuvas que atingiram o município em maio. A obra de reparo está em fase de construção da ferragem e das formas que servirão de suporte para a manutenção da estrutura do pilar. Os são realizados na sede da empresa responsável pela obra de manutenção e a previsão é de que esta etapa seja concluída nos próximos dias.

Após a montagem da estrutura no local de reparo, será aplicada uma camada espessa de concreto para garantir a rigidez do pilar danificado. Somente após essa fase é que o fluxo da via será restabelecido.

Prefeitura solicita colaboração 

A SMOSP solicita a colaboração da comunidade para que informe imediatamente as autoridades competentes caso aviste pessoas removendo os bloqueios de segurança, para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Devido à remoção dos blocos e bancos de terra, equipes da Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí tiveram que interromper suas atividades e deslocar maquinário e servidores ao local para reinstalar os obstáculos de segurança.

A secretaria se coloca à disposição para fornecer informações detalhadas sobre o andamento das obras e esclarecer dúvidas dos moradores.