A ponte sobre o Rio Piaí, localizada na Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa entre Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, foi interditada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) devido ao risco iminente de queda. A medida foi tomada após equipes de monitoramento identificarem sérios danos na estrutura.
Valter Guerra, engenheiro civil responsável pelo Departamento Técnico de Infraestrutura da SMOSP, explicou que a ponte apresenta danos significativos no pilar central e rachaduras em grande parte do tabuleiro. Esses problemas colocam a estrutura em grave perigo de colapso, justificando a interdição para preservar a segurança pública.
Recentemente, as barreiras de concreto instaladas para alertar os motoristas sobre o bloqueio da ponte foram removidas, aumentando ainda mais o risco de acidentes. Guerra fez um apelo à população para que colabore não removendo essas estruturas de bloqueio, essenciais para evitar situações perigosas.
O processo de reparo da ponte envolve a contratação de uma empresa especializada, atualmente na fase de elaboração do projeto. Qualquer modificação na estrutura poderá prolongar ainda mais o tempo necessário para as obras, visto que os danos estão se agravando rapidamente.
“Utilizar a ponte neste estado é extremamente arriscado e coloca vidas em perigo”, alertou Guerra.
Ponte já havia sido interditada em junho
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) de Caxias do Sul interditou nesta a ponte sobre o Rio Piaí, nas divisas entre Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí no último dia 27 de junho, uma quarta-feira. A decisão foi tomada após uma inspeção realizada pelo engenheiro Valter Guerra, que identificou um grave dano em um dos pilares da estrutura, apresentando um risco iminente de queda.