Ao meio-dia desta sexta-feira, 15/12, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) de Caxias do Sul, desencadeou uma operação de combate ao tráfico de drogas, resultando no cumprimento de mandados de busca e apreensão. A ação se desdobrou nos bairros São Ciro e Centro, em Caxias do Sul, culminando na prisão em flagrante de um indivíduo de 41 anos por tráfico de drogas.
Durante a operação, as autoridades localizaram e apreenderam diversas porções de maconha prensada e skank (conhecido como camarão), totalizando aproximadamente 1kg. Além disso, foram encontrados diversos apetrechos utilizados para embalar, fracionar e pesar porções de drogas.
Em um apartamento na região central, os agentes da polícia descobriram estufas destinadas ao cultivo de maconha skank, distribuídas pelas dependências do imóvel, assim como uma plantação em vários estágios de desenvolvimento. As estruturas eram complexas, formando uma rede de alimentação das plantas por hidroponia, com controle preciso de temperatura, acidez e oxigenação da água.
Após os procedimentos padrão, o indivíduo detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. As investigações conduzidas pela DRACO terão continuidade para esclarecimento completo dos fatos. A ação reforça o compromisso das autoridades no enfrentamento ao tráfico de drogas e desmantelamento de estruturas complexas ligadas ao crime organizado na região.