Foto: Freepik
A paralisia do sono é um distúrbio caracterizado pela incapacidade temporária de se mover ou falar ao adormecer ou acordar. Durante esses episódios, que podem durar de alguns segundos a minutos, a pessoa está consciente, mas incapaz de controlar o corpo, muitas vezes acompanhada por alucinações visuais ou auditivas, o que pode ser assustador.
A paralisia do sono ocorre quando o cérebro desperta do sono REM (fase dos sonhos) enquanto o corpo permanece “paralisado”. Normalmente, essa imobilidade muscular protege contra movimentos durante os sonhos, mas quando a pessoa desperta de forma abrupta, a transição não ocorre de maneira adequada. As principais causas incluem:
Com isso, os episódios se mostram com uma incapacidade de mover-se ou falar ao acordar, a sensação de pressão no peito ou dificuldade para respirar, além de alucinações visuais, auditivas ou táteis, como ver figuras sombrias ou sentir uma presença no quarto.
A diminuição dos sintomas e a prevenção de episódios são possíveis com mudanças no estilo de vida e, em casos mais graves, com intervenção médica.
Embora assustadora, a paralisia do sono é inofensiva e não causa danos físicos. Com mudanças nos hábitos de sono e controle do estresse, é possível reduzir a frequência e intensidade dos episódios. Se os sintomas persistirem, é importante procurar um especialista em sono para avaliação.
Leia também – Como é a dieta do ovo, o cardápio, os benefícios e riscos
A Caixa Econômica Federal sorteou sete loterias: Mega-Sena; Lotofácil; Quina; Timemania; Loteca; Dia de Sorte…
Débora Rodrigues dos Santos, acusada pelo STF de participar do de 8 de janeiro de 2023…
Condenado a 16 anos e 4 meses de prisão, o homem estava foragido desde 2020
As atividades temáticas de Hip Hop acontecem neste domingo (27), na Escola Municipal de Ensino…
Time treinado por Fábio Matias segue sem pontuar fora de casa no Brasileirão
Incêndio aconteceu em um beco no bairro Esplanada, na zona sul da cidade; Apesar do…
This website uses cookies.