
Nem mesmo o frio intenso da noite de sábado impediu que um grande público prestigiasse o concerto comemorativo dos 50 anos da Fundação Educacional da Região dos Vinhedos, instituição que, como define o nome, tinha por escopo trazer o ensino superior à cidade de Bento Gonçalves. Há quase 30 anos, a Fervi encontrou na parceria com a UCS a maneira mais eficiente de atingir este objetivo.
Tendo por local o teatro ivo Da Rold, na Casa das Artes apresentous-e uma orquestra integrada por músicos da UCS e da Angelo State Symphony Orchestra, do estado do Texas. A regência ficou a cargo do maestro Fagner Magrinelli Rocha, natural de Caxias e professor assistente daquela universidade dos EUA.
Restaurante e enfermagem
Antes do espetáculo em o reitor recentemente empossado da UCS, Gelson Rech (foto abaixo) anunciou investimento de cerca de um milhão de reais para a construção de um restaurante escola no Vale dos Vinhedos, cuja culinária será inspirado nas receitas de todas as regiões da Itália. Também um curso de enfermagem que utilizará a tecnologia de bonecos para a prática de cuidados dos estudantes. Outro curso anunciado é o de Tecnologia Embarcada ( seja em automóveis ou em geladeiras). Estes dois cursos deverão iniciar já em 2023.
Na presença de vários ex-presidentes da Fervi, o atual detentor do cargo, Nestor José Caon falou sobre a história da instituição e anunciou que um livro a várias mãos está sendo preparado.
O prefeito Diogo Siqueira saudou a data e lembrou da pareceria recente entre a UCS/CARVI pela qual 200 alunos do ensino fundamental da rede pública estão estudando na área física da Universidade. “Nenhuma região terá sustentabilidade sem uma universidade, que seja reformista e traga inovação”, sentenciou.
Repertório e agenda
A apresentação das orquestras integradas teve audição neste domingo em Veranópolis e tem agendas ainda em Caxias, na Igreja São Pelegrino, no próximo dia 2, em Vacaria no dia 25 e em Gramado no dia 28. O repertório inclui peças de Mozart, Haydn, Weber e uma adaptação da obra de Piazzolla na hora do bis, com direito a solo de trompete do professor John Irish. Solos de Oboé, Vibrafone e de canto com a soprano Liliam Magrinelli também valem ser conferidos.