O Instituto PROA estendeu até o dia 20 de agosto as inscrições para o segundo processo seletivo de 2024, oferecendo 1.500 vagas para jovens entre 17 e 22 anos no Rio Grande do Sul. Destinado a estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, o curso gratuito visa preparar os participantes para o mercado de trabalho.
As inscrições podem ser feitas no site do PROA, onde os candidatos passarão por um teste de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Após a aprovação, será necessário preencher os dados pessoais e realizar a matrícula no curso.
Segundo Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, “cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso, que qualifica o estudante para entrar preparado no mercado de trabalho.”
O curso, que começa em 02 de setembro, tem carga horária de 100 horas, divididas em quatro módulos focados em autoconhecimento, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação. Além disso, há encontros semanais ao vivo com tutores para reforçar o aprendizado.
Os alunos também podem optar por um módulo técnico adicional, com 50 horas de duração, em uma das oito áreas oferecidas, como Administração, Logística, UX Design, e Educação Financeira, com o apoio de grandes empresas como P&G, Microsoft e Accenture.
Ao final, os participantes recebem um certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
A jovem gaúcha Ariane Santos, formada em 2023, compartilha sua experiência com o curso.
“Sair do Ensino Médio e ingressar no mercado de trabalho é muito complicado, mas o PROA é um caminho para facilitar esse processo. Hoje trabalho em uma excelente empresa e tenho perspectivas de crescer.”
O Instituto PROA, fundado em 2007, tem como missão ajudar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho. Desde sua criação, já impactou mais de 36 mil alunos com seus programas educacionais.
Serviço – Plataforma PROA
- Processo seletivo: Até 20 de agosto
- Início das aulas: 02 de setembro de 2024
- Inscrições: proa.org.br
- Requisitos: Ter entre 17 e 22 anos, morar no Rio Grande do Sul, e estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
- Vagas: 1.500 disponíveis para o Rio Grande do Sul