Começou nesta terça-feira (6) a instalação de um radar meteorológico no Morro da Polícia, em Porto Alegre, localidade que deverá acolher provisóriamente a estrutura. Equipes do governo do Estado e da Climatempo, empresa que venceu a licitação para fornecer o serviço de monitoramento do tempo e que adquiriu o equipamento, trabalham na preparação para a montagem.
O radar seria colocado, originalmente, no Morro São João, em Montenegro. Entretanto, um acidente envolvendo o guindaste que transportava o equipamento na quinta-feira (1°) ocasionou no cancelamento do plano inicial. O veículo tombou e despencou na Estrada Cláudio Kranz. O motorista conseguiu desembarcar a tempo, mas sofreu fratura e escoriações. A Defesa Civil informou que o acesso ao local está fechado.
Assim que estiver em funcionamento na Capital, o novo radar passará por um período de calibragem, que servirá para coletar e analisar os primeiros dados da área monitorada, avaliando a taxa de acertos e aspectos a serem aprimorados.
De acordo com o meteorologista e vice-presidente de Negócios da Climatempo, Marcos Massari, a montagem ocorrerá nos próximos dias.
“Nesta terça-feira, recebemos contêineres do porto de Porto Alegre, que serão a base para a instalação, e as caixas contendo as peças do radar que estavam em Montenegro. Na sequência, faremos vários procedimentos, como a preparação do terreno, para realizar a montagem”, afirma.