Comportamento

IGH irá deixar a UPA Zona Norte e prefeitura de Caxias busca convênio para gestão

IGH irá deixar a UPA Zona Norte e prefeitura de Caxias busca convênio para gestão

O Instituto de Gestão e Humanização (IGH) irá deixar no dia 12 de junho a gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Caxias do Sul. A prefeitura já foi comunicada da decisão da empresa, tentou fazer com que a instituição cumprisse o contrato até setembro, mas não obteve sucesso.

As informações foram confirmadas pelo vice-prefeito de Caxias, Edio Elói Frizzo, em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan Serra Gaúcha nesta segunda-feira (18). Diante da iminente saída, e sem assumir com médicos e profissionais concursados, o município espera fechar um convênio com alguma entidade nesta semana para a sequências das atividades da UPA Zona Norte, já que a municipalização não é uma opção neste momento.

“Não, não existe a mínima possibilidade, até porque é uma coisa muito imediata. O IGH já avisou que no dia 12 sai. Nós até tentamos uma negociação para que o contrato fosse cumprido até setembro, mas lamentavelmente não teve como atender as solicitações da instituição, na medida em que já havia apontamentos, feitos inclusive pela administração anterior, que tinha todo o interesse na saída do IGH, para que futuramente outra instituição que lhes interessasse assumisse a UPA Zona Norte. E nós somos do entendimento de que nós devemos buscar uma solução aqui em Caxias do Sul”, diz.

Em breve, segundo Frizzo, deve ser anunciado um convênio do município com uma instituição de ensino da cidade.

“Desde que ficamos sabendo que o IGH estava dando os avisos prévios aos servidores, nos organizamos e já estamos praticamente acertados com uma das grandes instituições de ensino do município, no sentido de assumir a gestão do pronto atendimento. É uma proposta minha e do prefeito Cassina, priorizar as questões de atendimento a nível de saúde com instituições de Caxias do Sul. Então já estamos em contato com várias instituições da cidade e tem boas possibilidades de durante a semana já estarmos com isso bem encaminhado”, afirma.

Conforme o vice-prefeito, o exemplo do que ocorre em Lajeado é visto com bons olhos.

“Seria uma parceria, nos moldes do IGH não nos interessa mais. Seria estilo um convênio, com entidades, como já existe em alguns lugares do Estado. Por exemplo, em Lajeado, a Univates atende a UPA da cidade e todas as Unidades Básicas de Saúde. Vincula isso ao ensino, então estamos buscando uma alternativa parecida”, conclui.