Brasil

Ibuprofeno deve ser evitado em caso de coronavírus, afirmam especialistas

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a utilização do ibuprofeno deve ser evitado por aumentar os níveis de um receptor que facilita a infecção do vírus nas células

(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Uma afirmação do ministro da Saúde da França apoiado em estudo publicado nesta semana na revista científica Lancet acendeu um alerta sobre a possibilidade de o uso de anti-inflamatórios como ibuprofeno piorar a infecção pelo coronavírus.

O alerta foi veiculado em redes sociais, causando dúvidas ao internautas. Especialistas brasileiros dizem que o ideal é evitar a utilização do remédio em caso de covid-19 enquanto outras pesquisas não forem feitas, , embora não haja evidências científicas robustas dessa associação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a utilização do ibuprofeno deve ser evitado por aumentar os níveis de um receptor que facilita a infecção do vírus nas células. “O estudo traz um caso preliminar, hipotético, de que esse receptor facilitaria a entrada do vírus na célula. Essa recomendação de não utilização, portanto, é preventiva, até porque temos medicamentos alternativos para tratar os sintomas”, explica Ludhmila Abrahão Hajjar, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da SBC.

Opinião semelhante tem Celso Granato, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor médico do Grupo Fleury. Para ele, a associação entre o uso do remédio e o agravamento da doença ainda é preliminar porque não foi descrita em muitos estudos, mas, na dúvida, diz ele, a recomendação é evitar o medicamento. “Se fosse meu paciente, eu não daria ibuprofeno, optaria por outras medicações”, explica.