Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 13/12, a gerente do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, Ivonete Polidoro Pontalti, trouxe à tona importantes dados sobre o trabalho em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, especialmente no serviço de atendimento a crianças autistas. A apresentação, que ocupou 20 minutos da Tribuna Livre, destacou não apenas os avanços no campo do autismo, mas também outros serviços essenciais destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Pontalti contextualizou inicialmente o compromisso do Círculo Operário Caxiense, que em 2024 completará 90 anos de existência, reforçando seu papel fundamental em prestar assistência aos trabalhadores e suas famílias, consolidando-se como uma instituição intrinsecamente comprometida com a comunidade.
“A assistência social está no DNA do Círculo. Nós somos por excelência uma instituição que presta assistência à comunidade. O Centro de Assistência à Saúde é uma das filiais do Círculo que foi criada para desenvolver todos os serviços em atenção ao SUS. Anualmente, sentamos junto com a secretária municipal da Saúde e constituímos, através de um acordo de cooperação, os serviços que o Círculo Operário irá prestar no ano seguinte“, afirmou a gerente.
Pontalti destacou a parceria não apenas com a prefeitura de Caxias do Sul, mas também com outros municípios como Flores da Cunha, Farroupilha e Bom Jesus. Ela ressaltou a presença de diversos ambulatórios de especialidades, visando qualificar o atendimento na rede pública, reduzindo o tempo de espera, tratando de forma sistêmica o paciente e melhorando a qualidade de vida.
A gerente apresentou alguns dos ambulatórios à disposição do SUS, abrangendo áreas como urologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia, ortopedia, odontologia, cardiologia, entre outros. Também foi lembrado o trabalho significativo realizado pelo Pró-Face desde 2002, atendendo pacientes com fissura labiopalatina em 49 municípios do Rio Grande do Sul.
No cerne de sua apresentação, Pontalti abordou o Centro de Autismo (CEAUTI), inaugurado em 2022. “Estamos felizes, pois em agosto deste ano comemoramos um ano de existência e a metodologia adotada tem sido um sucesso. O Centro de Autismo funciona onde era o Plantão da Criança na Rua Pinheiro Machado, no bairro São Pelegrino“, completou Pontalti.
Segundo a gestora, o Centro de Autismo opera com quatro pilares: atendimento precoce a 80 crianças de 1 a 8 anos, atendimento em grupo, atendimento concomitante aos pais e atendimento multidisciplinar de forma interdisciplinar.
Pontalti encerrou sua fala na Tribuna Livre compartilhando dados impressionantes referentes aos atendimentos do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, de janeiro a outubro de 2023, incluindo consultas em especialidades, cirurgias, exames, sessões de psicoterapia, sessões de fisioterapia, e números específicos sobre o atendimento a crianças autistas e pacientes com fissura labiopalatina.
* Fonte: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
*Foto: Manuelli Boschetti