Falta pouco para a inauguração da ponte provisória que retomará o trânsito entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis sobre o Rio Caí. A cerimônia está marcada para o feriado da Revolução Farroupilha, dia 20 de setembro, sexta-feira, às 15h, com concentração programada para iniciar às 14h. Nesta reportagem, confira fotos de como estão os preparativos finais da estrutura, que conta com muretas baixas, tachões na pista para demarcação do trajeto que o veículo deverá seguir, entre outros instrumentos de sinalização de trânsito.
A travessia de passagem única, capitaneada por moradores e empresários, foi denominada Ponte da Cooperação. O acesso, pelo lado de Caxias, se dá por Vila Cristina, na estrada de acesso a Santa Lúcia do Piaí, a cerca de 1,2 km da BR-116. A passagem liga a região com São José do Caí, a cerca de 700m da rodovia federal no lado de Nova Petrópolis.
Os trabalhos iniciaram em agosto. Foram utilizadas aproximadamente 90 galerias em concreto armado para a construção da ponte, que terá capacidade de tráfego para veículos de até 45 toneladas, de acordo com os organizadores. O custo estimado da travessia é de R$ 1,85 milhão, valor que é arrecadado por meio da campanha ReConstruindo Conexões.
A expectativa dos organizadores é contar, na abertura, com a presença de ciclistas, cavaleiros, caminhoneiros, motociclistas, jipeiros, além de moradores da região.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a BR-116 passa por obras no altura do km 181, em Nova Petrópolis, também em razão de danos causados pelas chuvas. Naquele trecho, o trânsito flui em sistema de pare e siga com semáforos.