Visando aproximar cidadãos italianos residentes no Rio Grande do Sul com sua cultura de origem, o Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS) realizou, na tarde de segunda-feira (16), o primeiro Encontro da Comunidade Italiana do RS. O evento ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.
O encontro foi marcado pelo sentimento de fortalecimento da cultura ítalo-gaúcha ao reunir representantes de associações e entidades ligadas à cultura italiana – são cerca de 80 cadastradas junto ao Comitato – e demais envolvidos no movimento de comemorações dos 150 da imigração italiana no RS, celebrados em 2025.
Os festejos do próximo ano foram o destaque da programação. A comissão estadual organizadora foi oficialmente apresentada no encontro. Criada durante o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Itália, no mês de abril, terá a responsabilidade de liderar as ações que farão parte do calendário comemorativo – além de reforçar os laços existentes entre o Estado e a Itália.
“Esse encontro recompensou todo o esforço promovido por nós, enquanto órgão que representa os interesses da comunidade italiana no RS, de conseguir reunir nossos cidadãos neste dia especial. A apresentação da comissão sela esse compromisso de seguir fortalecendo os laços que nos unem à nossa pátria mãe e buscar avanços a partir da valorização de nossa história”, destacou a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza.
O presidente da comissão, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin, apresentou e introduziu ao público os membros integrantes – que se reunirão a cada quinze dias para alinhamento de tarefas. A comissão ainda está aberta a novas participações.
“É uma honra presidir uma comissão tão importante para a história sesquicentenária da imigração italiana, num estado que tem fortes raízes que nos conectam à Itália. Quis o destino que eu ocupasse essa posição para fazer parte desse momento histórico. É um dever de todos nós, enquanto cidadãos ítalo-gaúchos, de preservar e fortalecer esses laços“, reforçou Peruchin.
Na Assembleia Legislativa, sede do encontro, deputados apoiaram a premissa da valorização da cultura ítalo-gaúcha. Na ocasião, foi apresentado o projeto de lei que confere às comemorações dos 150 anos da imigração italiana a outorga de relevante interesse cultural para o Estado.
Atuação consular como aliada do fortalecimento ítalo-gaúcho
O painel de encerramento conduzido pelo cônsul geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, consolidou a importância da comissão para o fortalecimento das relações estabelecidas entre o RS e a Itália. Em sua fala, Caruso destacou o marco histórico e os avanços conquistados pelo consulado nos últimos anos:
“Compartilho com toda a equipe do Consulado Geral os méritos das conquistas que estamos colecionando para os nossos concidadãos. É uma alegria estar aqui prestigiando um momento tão significativo e especial, que certamente mostra o por quê o Rio Grande do Sul é o Estado mais italiano do mundo”, disse o cônsul.
A programação do dia ainda foi marcada por outros. A palestra de abertura abordou o que é o Comites e o CGIE, tendo como porta-vozes a presidente, Cristina Mioranza, a vice-presidente, Rosária Anele, e a conselheira do CGIE Stephania Puton.
As diretrizes e o mapa de eventos referentes aos festejos dos 150 anos da imigração italiana foram os temas de Isadora Aquini, que falou junto ao professor da PUC-RS, Antonio de Ruggieiro. O dia também contou com as falas das conselheiras Stephania Puton e Neiva Cantarelli sobre os direitos e deveres do cidadão italiano – como o AIRE, passaporte, registro civil, registro de filhos, óbitos, estado civil e endereço. O evento encerrou com a apresentação do Coral I Amici de la Massolin.
A programação do dia teve, ainda, entrega de homenagem a Sérgio D’Agostin, como patrono da sede da entidade, como forma de agradecimento ao por seu incentivo ao fortalecimento da italianidade no RS, e reconhecimento por sua contribuição para instalação da entidade no Carlos Gomes Center, em Porto Alegre.