
Há cerca de dois dias, ainda dá tempo de se programar para participar das atividades alusivas ao dia do santo padroeiro de Bento Gonçalves. O dia 13 de junho está marcado na lembrança de todo o bento-gonçalvense, e dos devotos de Santo Antônio.
O mais conhecido como Santo Casamenteiro é considerado um dos mais fiéis da Igreja Católica e, especialmente, em Bento Gonçalves, onde recebe inúmeras homenagens e gratidão. O dia dedicado ao padroeiro é celebrado com feriado municipal. São missas durante a manhã, almoço festivo, e missa campal e procissão, durante a tarde.
O lema da 146ª Festa de Santo Antônio tem o lema “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”. Ele é baseado na Campanha da Fraternidade deste ano, que refletiu sobre “Fraternidade e Amizade Social”. O evento é considerado como a celebração religiosa mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
A programação
- Alvorada festiva, às 06 horas, com o toque dos sinos do Santuário;
- As missas serão celebradas às 07h, 08h30, 10h, 15h e 18h.
- Às 15h, a missa será campal e presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, seguida de procissão com o Padroeiro pelas ruas centrais da cidade.
- Às 18h, a missa em ação de graças também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2025.
- Todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio.
- Às 10h, a celebração terá transmissão ao vivo pela TV Canção Nova Rio Grande do Sul – Canal 41,1 digital.
- Ao 12h, no Salão Paroquial, será servido o almoço festivo. Restam ainda alguns ingressos ao valor individual de R$ 80,00. Eles podem ser adquiridos com os casais festeiros e festeiros jovens da 146ª Festa Santo Antônio e na Secretaria Paroquial. O cardápio terá: sopa de capeletti, lesso, piem, churrasco, frango, salada verde, maionese e pão, além de vinho branco e tinto, refrigerante 600ml, suco, água com e sem gás e sagu com creme, de sobremesa.
No pátio do Santuário, equipes estarão distribuindo os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Ao todo, 30 padarias e supermercados da cidade farão a doação dos 48 mil pãezinhos que estarão à disposição dos fiéis. Além disso, os frades franciscanos estarão à disposição para bênçãos individuais e confissões.
Equipe te e todos os cuidados para bem organizar os festejos
Quem é quem
Bispo Diocesano de Caxias do Sul – Dom José Gislon, OFMcap
Padres da Paróquia Santo Antônio – Volmir Comparin – pároco, João Roberto Masiero e Vinicius Fedrizzi Caberlon
Irmãs Pastorinhas da Paróquia Santo Antônio – Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Verginia Fabbro,
Festeiros – Antonio e Nadir Maria Dalprai Grando, Gilberto e Patrícia Rosa Martini, Iomar Paulo e Ana Maria Coser Mazutti, José e Elizane Sfezer Riboldi, Marcelo e Giseli Vaz Orso, e Martinho e Elsa Longo De Toni
Festeiros Jovens – Ania De Toni Longo, André Scussel e Fabíola Coser, Natan Borges e Bruna Tresoldi