
A sessão do Legislativo de Bento Gonçalves contou na tarde desta segunda-feira com a presença do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira. Ele utilizou a tribuna para informar aos vereadores que em breve pretende enviar à apreciação da Casa , para que seja votada, a permissão da contratação de projeto executivo com vistas a melhorias na BR 470.
Segabinazzi (na foto junto com a mesa diretora do Legislativo) disse entender que as obras na 470 são de responsabilidade do DNIT e aludiu o fato de deputados estaduais recentemente terem rejeitado a aplicação de R$ 500 milhões de reais em melhorias nas rodovias federais, exatamente por uma questão de competência entre os poderes. A argumentação do chefe do Executivo, entretanto, é que a encomenda de um projeto executivo para empresa especializada, facilitará – a gestão das obras em Brasília.
O projeto executivo deverá contemplar o trecho que vai do acesso ao Vale dos Vinhedos até a entrada do distrito de Faria Lemos. Ainda não está definido se a solução passa pela duplicação ou criação de terceira pista. Situação que deverá ser definida pela empresa contratada. “Conversei com o antigo diretor do DNIT e com o atual Iratan Pinheiro da Silva. Este é um entusiasta da ideia”. Segundo Siqueira, no momento em que o Governo Federal anunciar que tem recursos para a melhoria da estrada, abreviaremos o tempo já tendo o projeto executivo concluído. É um argumento a mais nos ministérios”.
Um observador atento da vida pública local faz notar que a ideia é boa e que é preciso atentar para a contratação de empresa de reconhecida experiência, talvez até especializada em cidades com vocação turística. Assim se evitaria erros de projeto como os que ocorreram no túnel São João.