Caxias do Sul

Desmoronamento causado por obra particular interrompe via pública há três meses e meio no bairro Salgado Filho

Desde o dia 25 de abril, trecho do Travessão Santa Tereza, em Caxias do Sul, está bloqueado devido a uma deterioração causada por terraplanagem realizada em terreno vizinho à parte inferior da rua

Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

Moradores do bairro Salgado Filho em Caxias do Sul, entraram em contato com a reportagem do Portal Leouve para solicitar ajuda com um problema que está impactando negativamente a comunidade. Desde o dia 25 de abril, a rua Travessão Santa Tereza, especialmente no trecho entre as ruas Ricardo Borges Caon e Alvoredo Pellini, está bloqueada devido a uma ruptura do asfalto. A deterioração, segundo vizinhos, é resultado de uma obra particular de terraplanagem realizada em um terreno adjacente, na parte inferior da rua.

Há 15 anos moradora do bairro, Janete Sutil, 44 anos, ressalta a importância da via e o impacto da impossibilidade de tráfego. Ela relata estar enfrentando dificuldades para locomoção, inclusive com os ônibus da empresa que a transportam para seu trabalho, no setor têxtil.

“A falta dessa rua está sendo muito sentida por quem mora na região. Por exemplo, eu preciso dar toda a volta no bairro para conseguir acessar a BR-116, ou fazer o trajeto completo do aeroporto para sair na mesma via. Os moradores que vivem entre as ruas Stefano Albert e Ricardo Borges Caon utilizam a travessa Santa Tereza para facilitar o acesso. Quem reside no bairro Santos Dumont, especialmente na rua Ernesto Pizzamiglio, também utiliza a travessa, pois é uma rota mais rápida para pegar a 116″, explica Janete.

O problema se agrava porque algumas pessoas passaram a depositar lixo na fenda causada pelo desmoronamento, e não há possibilidade de recolhimento justamente pela iniviabilidade de tráfego no local.

Responsabilidade da empresa contratada

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) de Caxias do Sul informou que a responsabilidade pela obra recai sobre a empresa contratada por parte do proprietário da área. A Secretaria aguarda a conclusão das intervenções no terreno privado e a construção da contenção da encosta para que possa refazer a via e garantir a segurança dos usuários. No entanto, ressalta que não há previsão para a conclusão dos serviços.

“A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) informa à população sobre o desbarrancamento de via ocorrido no Travessão Santa Teresa, entre as esquinas da Rua Alvoredo Pellini e Ricardo Borges Caon, no bairro Salgado Filho.
Atualmente, a situação está em fase de espera para a finalização das obras em um terreno particular localizado na parte inferior do trecho afetado. Após a conclusão dessas obras, que incluem a construção de uma contenção para estabilizar a encosta, a SMOSP executará os acabamentos necessários para liberar a via.

É importante ressaltar que o município aguarda a conclusão das obras no terreno privado e a construção da contenção da encosta para poder refazer a via e garantir a segurança de todos os usuários.

A SMOSP mantém canais permanentes de comunicação com a comunidade através do telefone 156 (Alô Caxias) ou pelo número 3901-1062. Além disso, realiza atendimentos presenciais todas as terças-feiras, por ordem de chegada, na Rua João Gregório Paniz, 684, Bairro Centenário, ao lado da Codeca.”

 

GALERIA – Confira a situação da rua:

 

Leia também:

Rachadura no asfalto causa bloqueio de rua do bairro Salgado Filho em Caxias do Sul