OPORTUNIDADE

Festival Sesc das Juventudes do LABmais tem inscrições abertas até 11 de julho no RS

Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, preferencialmente dependentes de comerciários e estudantes da Educação Básica da Rede Pública, que possuam renda per capita de até 2 salários-mínimos

Festival Sesc das Juventudes do LABmais tem inscrições abertas até 11 de julho no RS Festival Sesc das Juventudes do LABmais tem inscrições abertas até 11 de julho no RS Festival Sesc das Juventudes do LABmais tem inscrições abertas até 11 de julho no RS Festival Sesc das Juventudes do LABmais tem inscrições abertas até 11 de julho no RS
Foto: Sesc Caxias / Reprodução
Foto: Sesc Caxias / Reprodução

O Festival Sesc das Juventudes do LABmais é uma realização do Sesc/RS, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, e visa promover visibilidade, trocas e oportunidades a jovens artistas, além de fortalecer as expressões culturais contemporâneas e periféricas. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. O evento acontece em setembro e a programação será divulgada em breve.

Inscrições estão disponíveis até 11 de julho para artistas e coletivos com atuação nas áreas de artes cênicas, literatura, música e artes visuais, com propostas de oficinas, performances, intervenções e apresentações artísticas para compor a programação do evento.

Convocatória Artística

Inscreva-se aqui

O que é o LABmais?

O LABmais é um projeto de articulação nacional do Sesc, realizado em diversas cidades brasileiras. No Rio Grande do Sul é desenvolvido na cidade de Caxias do Sul. Pautado por um viés artístico e pedagógico, oferece um espaço conceitual, criativo, experimental e colaborativo, que visa a realização e o desenvolvimento de ações educativas com foco no trabalho com as juventudes por meio da utilização das tecnologias das áreas que compõem o Programa Cultura, em especial as áreas de Audiovisual, Música, Artes Visuais e Arte Educação.

O projeto tem o objetivo de incentivar o potencial artístico e comunicativo de jovens a partir do encontro com a Arte e seus hibridismos, a Cultura e as suas expansibilidades e as dinâmicas midiático-digitais a partir de experiências práticas e teóricas construídas sobre um preceito participativo-colaborativo. As ações são destinadas aos jovens de forma presencial e gratuita, incluindo uma programação formativa que busca instigar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades no setor criativo e artístico, oportunizando exercícios de autoria e composição poética a partir do uso de diferentes ferramentas e linguagens artísticas. Em suma, o valor social e cultural empregados no projeto ressaltam o aspectos cognitivos e subjetivos que permeiam o processo de construção de conhecimento e fortalecem as diferentes trajetórias, saberes, identidades e perspectivas dos jovens participantes, sempre pautando-se em processos dinâmicos de experimentações e vivências, não se enquadrando enquanto um curso profissionalizante, mas um espaço que possibilita uma inserção nesse universo midiático-cultural e consequente mudança no cenário atual que tem cada vez mais distanciado os jovens de oportunidades de autodesenvolvimento, de desenvolvimento.

Apoiando os jovens a instrumentalizarem-se para o atendimento das demandas atuais do mercado criativo, o projeto incentiva a desenvolverem sua poética artística enquanto intérpretes-criadores e trazendo maior familiaridade com as dinâmicas que perpassam a produção cultural e a captação de recursos via editais de fomento.

Um diferencial do projeto é oportunizar que as juventudes interajam proximamente com artistas e profissionais do segmento cultural de diferentes linguagens, que compartilham não somente seus conhecimentos, mas também realidades sobre o mercado de trabalho e campos de atuação fortalecendo que os participantes, caso tenham interesse, também possam buscar qualificação profissional e consigam traçar um portfólio de trabalho e gerar renda com seu trabalho.

Quem pode participar?

Jovens entre 15 e 29 anos, preferencialmente dependentes de comerciários e estudantes da Educação Básica da Rede Pública, que possuam renda per capita de até 2 salários-mínimos.

O que o LABmais oferece?

Ações formativas através de oficinas e cursos;

Espaços planejados para trazer dinamicidade e agilidade ao processo criativo, atendendo as necessidades de diferentes linguagens e mídias;

Equipamentos e recursos tecnológicos para experimentação e vivências práticas com elementos das linguagens audiovisual, artes visuais, música entre outras;

Educadores/artistas que trabalham atentos às necessidades criativas das juventudes, abordando de forma acessível conteúdos e técnicas durante as ações formativas;

Mostras culturais para partilha das criações com a comunidade, exibições de materiais audiovisuais, exposições de produções;

Certificado de participação para pessoas que atingirem frequência mínima de 75%.

Como participar?

Pessoas que possuem interesse em participar do primeiro semestre dos cursos podem preencher o formulário de pré-inscrição.

Para conferir todas as informações sobre a adesão nas atividades formativas, leia atentamente o edital abaixo.

Edital – LAB+ 2025

Onde?

Na unidade Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462 – Pio X) são oferecidas oficinas pontuais e cursos trimestrais que variam nas abordagens e linguagens. Ações direcionadas para jovens de 15 a 29 anos. Necessário realizar uma pré-inscrição realizada via formulário e, atendendo aos requisitos, entraremos em contato para efetivação da inscrição oficial na própria unidade do Sesc, conforme disponibilidade de vagas. Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Programações

CINELAB

Sessões mensais, na última sexta-feira do mês, de produções audiovisuais comentadas, abertas à comunidade de forma gratuita.

PODCASTS

O Podcast LABmais das Juventudes é um programa dedicado à arte, educação, audiovisual e cultura, mediado pelos jovens participantes do projeto. Com uma abordagem dinâmica e colaborativa, o podcast promove discussões, entrevistas e reflexões sobre temas culturais relevantes, sempre sob a perspetiva das juventudes. Lançado com uma frequência de um ou dois episódios mensais, o podcast visa dar voz aos jovens criadores, incentivando o diálogo e o pensamento crítico enquanto explora diferentes expressões artísticas e culturais.

FÓRUM REGIONAL

É um espaço de diálogo, troca de experiências e construção coletiva para e com os jovens. O objetivo principal é promover discussões sobre práticas artísticas, pedagógicas e de produção audiovisual no contexto regional, valorizando as especificidades culturais locais. Além de promover oficinas, apresentações culturais, intervenções artísticas e conexões geracionais.