O 2º Festival do Capeletti, realizado neste domingo (13) em Pinto Bandeira, encerrou-se com grande sucesso de público e de participação comunitária. O evento, que integrou as comemorações dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, reuniu cerca de 10 mil pessoas ao longo do dia e teve quase mil quilos de capeletti comercializados.
A programação, iniciada com a Santa Missa e o descerramento da placa comemorativa aos 150 anos da imigração, contou com apresentações culturais diversas, entre elas o ballet do Espaço Felicittá, o grupo artístico do CTG Campo Velho, a Escola de Talian e a tradicional brincadeira italiana Cucagna. Os shows musicais ficaram por conta da Banda Overbox e do grupo Ragazzi dei Monti.
Com o apoio das comunidades e de estabelecimentos locais, o evento também contou com feira de artesanato, vinhos, espumantes e jogos coloniais organizados pelo grupo Urta Con La Pansa. Conforme a organização, o dia ensolarado colaborou para a presença expressiva do público e para a atmosfera festiva que tomou conta da Praça da Matriz, no centro da cidade.
Festival do Capeletti: Celebração da Cultura Italiana
“Para o Poder Público, foi algo gratificante. O público compareceu, as apresentações foram boas, bem ecléticas, bem culturais. Tinha capeletti, vinho, espumante… Foi tudo maravilhoso”, destacou Eliberto da Campo, Chefe de divisão de esporte, lazer, cultura e turismo de Pinto Bandeira.
A entrada foi gratuita e, segundo Eliberto, o sentimento que fica é de gratidão e dever cumprido após um dia de celebração da cultura, da história e dos sabores herdados da imigração italiana.