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Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha anuncia duplicação da RSC-453 entre Garibaldi e Farroupilha

Projeto foi divulgado durante reunião da CIC em Caxias do Sul

Foto: CRG/Divulgação
Foto: CRG/Divulgação

Durante reunião nesta segunda-feira (18) com  a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) em Caxias do Sul, o diretor-presidente da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), Ricardo Peres, apresentou um projeto de duplicação da RSC-453, com 18 quilômetros de extensão, no trecho dos km 101 e 119, entre Garibaldi e Farroupilha.

A previsão é que as obras iniciem ainda em 2024, devendo ser concluída até janeiro de 2026. O investimento é oriundo de recursos privados provenientes da arrecadação dos pedágios nas estradas administradas pela CSG.

A duplicação destas rodovias é fundamental para o desenvolvimento da região, e o que mostramos aqui, de forma objetiva é o início de uma transformação na malha viária da Serra Gaúcha. Os desafios são muito grandes, mas tudo está sendo realizado conforme o cronograma estabelecido pelo contrato e executado pela concessionária”, garantiu Peres.

Veja os pontos onde a concessionária realizará as obras: 

Primeira etapa: 2024, 2025 e 2026 – km 101 a km 119, da RSC-453, entre Garibaldi e Farroupilha

– km 103 – será implantada uma rótula alongada permitindo a interligação entre a localidade de Tamandaré, em Bento Gonçalves, e a cidade de Garibaldi;
– km 104 – rótula alongada será implantada, permitindo que as vias do bairro Nova Sardenha, em Farropilha, tenham acesso à rodovia;
– km 107 – transposição em desnível será implantada, interligando a rodovia com as vias locais no sentido de Bento Gonçalves;
– km 109 – outra rótula alongada será construída, permitindo a interligação das vias locais do bairro Nova Sardenha, em Farroupilha, com a rodovia;
– km 113 – rótula alongada será construída, interligando a rodovia com a ERS-448
– Km 115 – rótula alongada será construída, permitindo a interligação das vias locais do bairro Nova Sardenha, em Farroupilha com a rodovia;
– km 115 a 117 – vias marginais serão construídas, permitindo o tráfego das vias locais sem acesso à rodovia
– km 117 – outra rótula alongada será construída;
– km 119 – transposição em desnível será implantada, interligando a rodovia com as vias existentes na região.

Já em Caxias do Sul, será duplicado o trecho urbano da Rota do Sol.