Caxias do Sul

Presidente da CSG assegura duplicação do trecho urbano da Rota do Sol em Caxias até fevereiro de 2026

Projetos de obras nas rodovias abrangidas pela concessionária foram apresentadas pelo presidente da empresa, Ricardo Peres, na reunião-almoço da CIC desta segunda (18)

Presidente da CSG assegura duplicação do trecho urbano da Rota do Sol em Caxias até fevereiro de 2026
Foto: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

O presidente da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), Ricardo Peres, foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (18). Durante a palestra, um vídeo institucional apresentou o projeto de duplicação do km 69 a0 80 da RSC-453, em Caxias do Sul, no trecho que a via se agrupa com a ERS-122. Além da duplicação, a construção de rotatórias alongadas, interseções em desníveis e vias marginais foram algumas das obras apontadas para o trecho urbano da via, que percorre os bairros (e localidades) Cidade Industrial, Cidade Nova, São Giácomo, Loteamento Rota Nova, Santa Lúcia, Monte Bérico, Nossa Senhora da Saúde, Pôr do Sol, Santa Fé e Centenário.

Nesse sentido, Peres ressaltou que a duplicação é a solução definitiva para os acidentes registrados semanalmente entre o Viaduto Torto e a saída da rodovia em direção a Flores da Cunha. “A solução definitiva é sempre a duplicação, porque você consegue ordenar o tráfego. Aquilo que é um trânsito marginal vai ter sua via específica“, explicou.

Sem especificar data para o início das obras, o presidente informou que o projeto será concluído até o fim de janeiro de 2026, data que marca o terceiro ano de concessão da rodovia, conforme previsto no contrato com o Estado. A projeção inicial é que até o fim deste ano as obras tenham início, pelas pontes e viadutos, antes de terem sequência no tronco rodovia. Até lá, medidas paliativas para o trecho não estão descartadas e serão avaliadas pela concessionária. Atualmente, a CSG trabalha no projeto executivo da reforma e dá andamento ao licenciamento ambiental.

As obras iniciais de manutenção têm resultado muitas vezes em congestionamentos em horários de maior movimento e geram reclamação da comunidade. O presidente da concessionária também garantiu que, após as intervenções iniciais, será possível programar melhor o cronograma de manutenções. Contudo, ponderou que é preciso garantir a segurança das equipes em horários alternativos e garante que sempre é buscado o mínimo de transtorno para os clientes “Mas em alguns momentos não é possível e é preciso a compreensão de todos“, pontuou.

Cronograma

Primeira etapa: 2024, 2025 e 2026 – km 69 a km 80 da ERS-122, entre o viaduto Torto e o contorno de Caxias do Sul

– km 71 – rótula alongada interligando a rodovia aos acessos dos bairros Samuara e Cidade Nova;

– km 71 – implantação de transposição em desnível permitindo a interligação entre os bairros São Giácomo e Cidade Nova, com o cruzamento sob a rodovia duplicada;

– km 72 – rótula alongada, permitindo o tráfego entre os bairros São Giácomo e Cidade Nova;

– km 74 – duplicação de ponte sobre o rio Tega;

– km 75 – rótula alongada, permitindo o tráfego entre os bairros Monte Bérico e Santa Catarina;

– km 77 – implantação rotatória alongada (próximo a Brasdiesel Scania);

– km 78 – transposição em desnível, possibilitando o tráfego entre os bairros Nossa Senhora da Saúde e Pioneiro para acessar a rodovia;

– km 79 e km 80 – construção de vias marginais.

Sobre a CSG

O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 km de concessão no Vale do Caí e Serra Gaúcha. Desde 1º fevereiro de 2023, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).

O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões, sendo que cerca de 80% do valor será utilizado nos primeiros 10 anos do contrato. Entre as principais obras previstas para os sete primeiros anos da concessão estão a duplicação de 120 km de rodovias (67% do trecho), 55 km de faixas adicionais (3ª pista), 20 km de vias marginais (estradas paralelas às rodovias principais), 10 km de ciclovias (entre Caxias do Sul e Farroupilha), quatro postos de pesagem, 45 passarelas, 296 novos pontos de ônibus, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas de socorro médico e mecânico, manutenção, entre outras ações.