Fazer com que os laços culturais com a Itália sejam, mais do que mantidos, também ampliados, constitui um dos principais trabalhos do Comitê dos Italianos no Exterior.
A circunscrição do Rio Grande do Sul do órgão (COMITES-RS) tem conquistado, ao estreitar parcerias com instituições italianas, importantes oportunidades de intercâmbio para que esse propósito ganhe cada vez mais corpo junto aos cidadãos italianos do Estado.
Uma delas foi com a Universidade de Siena, localizada na região da Toscana. A secular academia, fundada em 1240, concedeu duas bolsas para estudo da língua e da cultura italianas, com vistas à sua promoção no Estado. “Há diversos meios para que nos aproximemos cada vez mais de diferentes entidades italianas para valorizar essa ligação de quase 150 anos que nos une. Essa, sem dúvida, é uma das formas que temos para tornar esses laços ainda mais fortes e levá-los adiante para o futuro”, disse a conselheira e secretária do COMITES-RS, Rosária Anele.
As bolsas contemplam isenção no valor do curso, com duração de um mês, podendo ser utilizadas neste ano ou em 2024. Com o intuito de qualificar os jovens da comunidade italiana do Estado e como o período para lançar um edital para ofertar as bolsas é curto, o COMITES-RS indicou dois integrantes da comissão jovem do COMITES-RS, pessoas entre 18 e 35 que trabalham voluntariamente em prol da entidade e da italianidade, para usufruírem do benefício. As escolhidas foram Isabela Grasselli Freitas Zimmer e Gabriela Trevisol de Assis, ambas de Porto Alegre.
Comportamento
COMITES-RS viabiliza bolsas de estudo na Itália
Benefício será para estudar língua e cultura italianas na Universidade de Siena
Leitura:
2
Minutos