Comportamento

Começa nesta quarta-feira o 20º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata

Com o tema "De um agosto que lembro”, cerimônia oficial de abertura do evento começa às 19h30

20ª edição do Festival de Folclore de Nova Prata celebra centenário do município (Foto: Divulgação/Crédito Fabiane Marchesini)
20ª edição do Festival de Folclore de Nova Prata celebra centenário do município (Foto: Divulgação/Crédito Fabiane Marchesini)

O 20º Festival Internacional de Folclore de Nova Prata começa nesta quarta-feira (07) celebrando o centenário de emancipação política do município. Os ingressos para as cinco noites de festividades já estão disponíveis de forma online, através do site do Festival.

No Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz, o público será presenteado com performances inéditas, preparadas pelos grupos folclóricos competidores – companhias de dança de renome e premiadas em competições mundiais – que dividirão o palco do Festival com o anfitrião do evento, o Bailado Gaúcho, e com outros grupos locais.

Durante os dias de evento, quem passar por Nova Prata também vai poder desfrutar de uma programação paralela gratuita que, mais uma vez, vai transformar, alegrar e colorir as ruas da cidade. De 7 a 11 de agosto, o mundo se reúne em Nova Prata para celebrar a arte, a dança e a música e a cidade se prepara para mostrar aos turistas e aos convidados internacionais tudo que a Serra Gaúcha tem de melhor: a gastronomia, o comércio, o artesanato e, especialmente, a hospitalidade.

Venha viver o Festival

A 20ª edição do Festival acontece na semana em que Nova Prata celebra seu aniversário de 100 anos. Da cenografia até a decoração das feiras, tudo foi pensado e preparado para envolver o público, aguçando os sentidos e convidando-o a mergulhar no tema do evento. O Festival promete experiências incríveis que vão encantar os visitantes.

Para aproveitar ao máximo a atmosfera festiva e cultural é preciso vir com tempo: visitar as Feiras de Artesanato, da Agroindústria, do Livro, do Comércio e da Gastronomia, que acontecem no centro da cidade e ficar atento à programação. Quando menos se espera, uma caminhada pode se transformar em um mergulho na cultura de outros povos. Isto porque os grupos internacionais visitantes também se apresentam durante o dia, em palcos alternativos montados junto às feiras.

E, para fechar a experiência do Festival com chave de ouro, o turista precisa, é claro, assistir ao menos a uma das noites de competição. É lá, no palco principal do evento, que os grupos mostram as suas melhores performances. Está confirmada a participação de delegações vindas da África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Hungria, México e Federação Russa.

Projeto Escola

O Projeto Escola faz parte da programação do Festival desde a sua primeira edição e o seu objetivo é que a comunidade escolar e assistencial de Nova Prata possa aproveitar ao máximo o tema escolhido e as visitas internacionais, transformando-os em conteúdo a ser explorado nas atividades curriculares. Segundo o coordenador do Projeto, Roberto DallAgnol, neste ano, os educadores puderam desenvolver projetos com seus alunos sobre o centenário de Nova Prata, os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães, os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China e as questões políticas, econômicas, sociais e culturais que envolvem o BRICS.

É claro que o ponto alto do Projeto são as visitas dos grupos internacionais às escolas, que, neste ano, acontecem nos dias 08 e 09 de agosto. No encontro, os dançarinos são recebidos com muito amor pela comunidade escolar e as crianças são brindadas com um riquíssimo intercâmbio cultural.

Mais de 9 mil estudantes de Nova Prata e região são atingidos, todos os anos, pelas ações do Projeto Escola e pelas atividades promovidas na Feira do Livro, como peças teatrais e contação de histórias.

Celebração pela Paz

A Celebração pela Paz, evento ecumênico, tradicional na programação do Festival, acontecerá no domingo, dia 11 de agosto, às 10h, na Igreja Matriz, e contará com a participação de representantes de várias crenças religiosas, além das manifestações trazidas pelos grupos estrangeiros em forma de dança e música.

Nesta edição, a celebração acontece no dia em que Nova Prata comemora seu centenário de emancipação política e, por isso, a comunidade pratense e os visitantes serão convidados a celebrar os 100 anos vividos e a refletir sobre os próximos 100, num momento de fé e religiosidade.

Conferência Internacional FIDAF

Pelo quarto ano consecutivo, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata sedia a Conferência da FIDAFFederation of International Dance Festivals.

Trata-se de um evento ímpar, dedicado ao debate sobre arte e cultura, que será realizado no dia 10 de agosto de 2024, às 14h30, na Câmara de Vereadores de Nova Prata.

Neste ano, a temática da conferência será “Economia criativa e a manutenção das atividades turísticas e culturais”. No palco, o tema será conduzido por convidados nacionais e internacionais, num momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta, após a sua maior tragédia climática, o desafio de retomar o turismo e os eventos culturais que são a base econômica de muitos dos seus municípios.

A conferência é destinada ao público local e regional, às Secretarias de Cultura e Turismo, entidades e grupos culturais, empreendedores do setor e demais interessados. A inscrição, prévia e gratuita, deve ser feita pelo endereço: https://forms.gle/9cYStgfAvR5VUorz5.

Para André Nedeff, presidente do Festival, a realização da 20ª edição neste momento em que o Estado ainda sente fortemente as consequências da maior enchente da história, muito mais do que um desafio, é uma missão.

“O Festival movimenta o comércio, gera empregos, fomenta o turismo mas, acima de tudo, o Festival traz alegria. E devolver o sorriso ao povo gaúcho será, certamente, a maior recompensa para cada artista, patrocinador ou voluntário que, à sua maneira, contribuir para que o evento aconteça”, conclui.

O Festival Internacional de Folclore de Nova Prata foi declarado Festival Honoráio da FIDAF após ter sido eleito quatro vezes consecutivas como o melhor do mundo e é considerado pela Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) como o maior evento cultural da Região Turística Uva e Vinho.

Serviço:

O Festival acontece de 07 a 11 de Agosto de 2024, em Nova Prata. Feiras e eventos paralelos têm entrada gratuita e acontecem no centro da cidade.

Ingressos para as noites de espetáculo já estão à venda em www.fifnp.com.br. A partir do dia 20/07 também poderão ser adquiridos no Comercial Casa Boito (esquina Av. Presidente Vargas com Fernando Luzatto, 165), em Nova Prata.

O evento também promove um ingresso solidário: para quem levar um quilo de alimento não perecível, o valor da entrada fica menor. Os preços finais variam de R$ 20 a R$ 35.