Comportamento

Com queda de 30% no turismo, audiência debate situação do Parque Aparados da Serra em Cambará do Sul

Audiência foi proposta pelo deputado estadual, Pepe Vargas (PT), junto à Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo

Com queda de 30% no turismo, audiência debate situação do Parque Aparados da Serra
Foto: Diego Pereira/ Grupo RSCOM

Visando debater a situação turística e econômica da região do Parque Nacional de Aparados da Serra, uma audiência pública será realizada nesta quinta-feira (01). O encontro ocorre a partir das 19h30 no entro de Eventos 29 de Setembro, em Cambará do Sul. A cidade conta com os parques dos Aparados da Serra (Cânion do Itaimbezinho) e Serra Geral (Cânion Fortaleza).

A audiência foi proposta pelo deputado estadual, Pepe Vargas (PT), junto à Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Ele destaca que pesquisa realizada em parceria com o Sebrae, mostra a redução de 30% no turismo da cidade, em comparação com os números de 2019.

As visitações são uma fonte importante para o turismo, de Cambará do Sul e da região serrana, sendo necessário realizar uma audiência pública para compreender o que está acontecendo e encaminhar as providências necessárias”, aponta o deputado.

O Parque Nacional de Aparados da Serra é considerado um dos mais antigos parques brasileiros. Após, passar pelo processo de concessão, o parque passou a ser administrado pela empresa Urbia Cânions Verdes, responsável também pela cobrança durante a visitação de turistas. Porém, os valores cobrados tem sido motivo de insatisfação de autoridades e associações que apontam uma diminuição no número de turistas na cidade.

O tema já foi assunto do Portal Leouve ainda no mês de março. Além do preço dos ingressos, as condições das estradas que ligam os dois parques foram apontadas como um empecilho para o desenvolvimento turístico.

Relembre: Com queda no turismo, Prefeitura de Cambará do Sul busca redução do valor dos ingressos para os parques nacionais

Governo do RS inicia pavimentação da ERS-427, no acesso ao cânion de Itaimbezinho, em Cambará do Sul