A prefeitura de Caxias do Sul inaugurou às 23h59min da noite desta quinta-feira (19), as novas instalações da Unidade de Pronto Atendimento Central 24 horas Nível III, a UPA Central (antigo Postão). Ainda com atendimento parcial, já que a pediatria estará funcionando a pleno a partir de 6 de janeiro, beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar o ambiente para atendimentos médicos, urgência e emergência.
O prefeito Daniel Guerra, ao lado da primeira-dama Andrea Marchetto Guerra e do secretário de Saúde, Júlio Freitas, recepcionaram as mais de 20 pessoas que fizeram fila para buscar atendimento médico logo na abertura dos trabalhos da UPA Central.
De acordo com o chefe do executivo, este é um momento de celebração. Guerra garante que ainda terá muitos desafios até dezembro de 2020, mesmo a poucas horas da votação que pode cassar o seu mandato.
“Nós temos vários momentos de celebração de trabalho e resultado. Em 2017 abrimos a UPA Zona Norte que agonizava há três anos por falta de responsabilidade e sensibilidade da administração passada. Hoje vivemos mais um momento especial de concretizar o esforço de um grande trabalho de equipe. De muitas pessoas que acreditam na importância de transformar a saúde pública e vencer os desafios. Realizamos, também, a entrega de três novas Unidades Básicas de Saúde e mutirões de consultas e exames. Nosso atendimento da farmácia básica e descentralização, um conjunto de ações concretas. Temos desafios ainda a vencer. Estamos trabalhando incansavelmente e estaremos até 31 de dezembro de 2020. Temos ainda vários desafios que precisam ser vencidos. Não só na área da saúde,” diz.
A estrutura da UPA Central 24h foi apresentada para imprensa e convidados na tarde de quarta-feira (18). Mesmo com tudo pronto, ainda não havia a expectativa de inauguração do local para receber os pacientes. A confirmação da abertura da UPA foi repassada pelo município no início da noite desta quinta-feira (19), horas antes da votação de impeachment do prefeito de Caxias do Sul.
Imagens: Ricardo Gatelli/Grupo RSCOM