Comportamento

Com ampliação, central de refrigeração do RS pode acondicionar 26 milhões de vacinas

Com a inauguração da Ceadi, a Secretaria Estadual da Saúde praticamente dobra a capacidade atual. Investimento foi de mais de R$ 3 milhões

Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom


A partir desta sexta-feira (23), o Rio Grande do Sul passa a contar com a nova sede da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). A unidade de conservação de vacinas está localizada no 1º andar do complexo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), em Porto Alegre.

A estrutura foi ampliada para uma área de 133m², que representa quase o dobro da capacidade de refrigeração. Com isso, passa a ter uma capacidade de armazenar 26 milhões de vacinas. O investimento é de R$ 3.149.729,25. A reforma e ampliação da sede é um projeto estratégico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e foi realizada pela Secretaria de Obras Públicas (SOP).

A obra durou cerca de um ano e três meses. A construção do novo espaço representa ampliação dos ambientes de armazenamento e redistribuição de vacinas e soros fornecidos pelo Ministério da Saúde. No ano passado, a central distribuiu cerca de 23 milhões de doses aos 497 municípios gaúchos. No primeiro semestre de 2024, já foram 11 milhões.

“A obra estava parada até pouco tempo atrás. Era um símbolo das dificuldades do Estado. Conseguimos a conclusão a partir da reorganização das contas e da retomada da capacidade de investimento de nosso governo”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB), na inauguração ocorrida nesta sexta.

Modernidade e segurança

A nova estrutura conta com três câmaras frias e permitirá a ampliação da área refrigerada para estoque da SES, passando de 47m² para 87m². Com mais espaço, serão possíveis adequações de ambientes e de infraestrutura, conforme disposto na legislação pertinente da área técnica.

“Estamos realizando um sonho. O primeiro prédio datava de 1976, portanto foram 48 anos em um mesmo espaço – seguro, mas pequeno. É uma celebração de todos os trabalhadores da saúde e em especial do Centro Estadual de Vigilância em Saúde”, salientou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

Confira a estrutura antiga e atual do Ceadi

Antes

  • prédio construído em 1976 para abrigar a Ceadi na avenida Ipiranga, em Porto Alegre;
  • espaço de armazenamento em câmara fria de 47m2 com capacidade de conservação de
  • aproximadamente 14 milhões de doses;
  • área de recebimento e expedição compartilhadas em instalações subdimensionadas para o volume de cargas recebidas.

Agora

  • nova sede junto ao campus do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Obra iniciada em abril de 2023 e entregue em julho de 2024;
  • modernização das instalações e ampliação da capacidade de armazenamento de imunobiológicos;
  • área de armazenamento ampliada para 133m2 totais (sendo 87 de câmeras refrigeradas), com
  • capacidade de conservação de 26 milhões de doses;
  • modernização e ampliação dos ambientes de recebimento e inspeção de imunobiológicos;
  • fortalecimento da integração com os demais departamentos do Cevs.
Foto: Maurício Tonetto/Secom