Comportamento

Aprenda técnicas no LinkedIn para aprimorar seu currículo

Definitivamente estamos na era das redes sociais.

Aprenda técnicas no LinkedIn para aprimorar seu currículo

Definitivamente estamos na era das redes sociais. Por meio delas é fácil interagir, conversar sobre política, futebol, reunir os amigos e até divulgar o currículo. Cada uma delas conta com as suas características próprias.
O Twitter é famoso pelo conteúdo sucinto, já o Instagram e o Facebook têm vários recursos interessante para marketing digital, mas correndo por fora, sendo bastante utilizado como “a rede social do mundo corporativo”, aparece o LinkedIn.
Neste artigo você entenderá como essa rede social pode auxiliar quem quer entrar ou quem já entrou no mercado de trabalho. Acompanhe! 

Por que apostar no LinkedIn para se recolocar no mercado de trabalho? 

O LinkedIn tem muitas semelhanças com o Facebook, mas se a rede do Mark Zuckerberg tem uma característica mais voltada para o entretenimento e é o local ideal para rir de memes, o LinkedIn tem uma postura mais profissional.
Assim como qualquer rede social, o LinkedIn também preza pela interação entre os usuários, porém o diferencial é que tais interações influenciam positivamente (ou até negativamente) a vida profissional deles.
No caso de quem almeja se recolocar no mercado de trabalho, essa rede social apresenta várias vantagens, as quais veremos a seguir. 

Networking

É possível se recolocar no mercado de trabalho sem ter os famosos contatos. A lógica disso é simples: quanto mais você conhecer profissionais e mais profissionais conhecerem você e as suas capacidades, mais chance você terá de ser lembrado.
O networking é isso. Ele é a sua rede de contatos e por isso essa rede deve sempre ser mantida e, de preferência, ampliada. Para fazer isso mantenha um contato constante com os integrantes dela. Parabenize os integrantes pelas conquistas e divulgue o seu conteúdo.
Também procure acrescentar novos contatos, especialmente se eles atuam na mesma área profissional onde você atua.

Estabelece mais credibilidade profissional

Os contratantes estão de olho nas redes sociais, especialmente no LinkedIn. Eles sabem que é ali onde estão os talentos que eles querem para os seus negócios.
Para isso, é importante também participar de comunidades que o LinkedIn oferece, elas são fonte com farto material para os contratantes encontrarem os profissionais com o perfil e as capacidades requisitadas.
Além disso, no LinkedIn você ganha mais credibilidade por meio de um perfil ativo. Por isso, escreva artigos, curta perfis e conteúdos dos seus contatos. No LinkedIn você só será lembrado se for visto.

É uma vitrine no mercado

Além de ter ativo efetuando postagens e compartilhando conteúdo, é válido também ficar atento para manter o seu perfil atualizado constantemente, acrescentando cursos e atividades realizadas.
Para você ser encontrado com mais facilidade, certifique-se de que o seu perfil é visível para todos. Isso pode ser visualizado quando você der uma olhada nas configurações.
Não esqueça também de utilizar palavras-chave ou termos que sejam relevantes em sua área de atuação. Lembre-se que quanto mais palavras-chaves fortes surgir no seu perfil, mais acessível você estará para outros usuários.
No caso de recolocar no mercado de trabalho, utilize a aba “Vagas”. Elas permitem a pesquisa por localidade, função e setor.

Como usar o LinkedIn para impulsionar o seu currículo 

Por ser um excelente meio de ser lembrado no mercado e também de ampliar a sua rede de contatos, o LinkedIn é o local perfeito para a divulgação do seu currículo. Imagine profissionais de várias áreas se deparando diariamente com o seu perfil.
Pense nas várias propostas e oportunidades que irão surgir diante de um currículo devidamente atualizado. Por isso, para você impulsionar o seu currículo no LinkedIn, é importante adotar algumas ações. 

Não esqueça da foto no perfil

Se você quer ser visto e lembrado no mercado de trabalho, então mostre a sua cara. Esse é o ponto básico! Por isso perfis com fotos possuem mais chance de transmitirem a credibilidade necessária.
É importante, nesse contexto, levar em conta que a foto tem que conter uma certa postura profissional. Priorize imagens neutras, vestindo roupas formais e em cenários adequados.
O perfil sem imagem passa a impressão de que ele foi abandonado, por isso, para assegurar que você está ativo e pronto para interações, sempre use uma foto.

Elabore um resumo convincente

No topo do perfil o LinkedIn oferece um espaço para o usuário estabelecer um breve resumo. Ali é possível mencionar as suas qualidades e habilidades, bem como trajetória profissional e uma curta biografia.
É importante proporcionar já nessa parte uma conexão com o usuário. Por isso, para não errar no resumo e disponibilizar apenas informações relevantes de modo ágil, é importante inserir quais são as suas realizações.
Nesse caso, não deixe de citar projetos que você elaborou durantes os tempos de faculdade e empreitadas bem sucedidas em empregos anteriores.
Em seguida mencione as suas habilidades profissionais, os seus conhecimentos técnicos que ajudam no dia a dia da profissão. Não esqueça também de mencionar as habilidades pessoais, como empatia, autoconhecimento, por exemplo.

 Não deixe nada em branco

Na hora de montar o perfil o LinkedIn oferece para o usuário seções onde podem ser citados projetos e experiências. Coloque nesses espaços o máximo possível de informações relevantes. As empresas estão atentas nessa parte.
Quanto mais informações você apresentar, mais rico o seu perfil vai estar, se destacando entre tantos outros perfis de usuários.
Além do mais, não custa lembrar que o LinkedIn permite que você tenha o seu perfil em mais de um idioma. Isso é importante para aqueles profissionais que almejam divulgar os seus serviços no mercado estrangeiro.

Mantenha a sua URL personalizada

Esse é um detalhe que contribui para as técnicas de SEO. A personalização da URL facilita que o seu perfil seja visualizado nas páginas de resultado do Google. Isso, convenhamos, é uma excelente vitrine.
Para efetuar essa personalização, você deve selecionar o ícone de configuração que está localizado ao lado da URL, abaixo da foto.
Inclusive, existe o LinkedIn Premium, que possui mais recursos e torna ainda mais eficiente a sua busca para se recolocar no mercado de trabalho.

 Publique conteúdos relevantes

O ideal é que o seu perfil no LinkedIn seja como um blog ou um site. Ali você vai depositar artigos referentes a sua área e que mostram que você é uma autoridade no assunto.
O fato é que quando o conteúdo é de qualidade, ele se torna um importante currículo, adquirindo destaque entre os seus contatos. Compartilhamentos serão feitos e você vai se tornar conhecido até mesmo entre quem não faz parte do seu networking.
Diante da relevância das suas postagens, é normal que outros contatos e até empresas se interessem pelo seu perfil. Isso possibilita a realização de possíveis parcerias e até uma contratação em um novo emprego.
Leve em consideração ainda que LinkedIn não é o Facebook. Por isso, não adianta enviar convites de forma aleatória e nem aceitar qualquer convite que aparecer. O objetivo é utilizar essa rede de um modo profissional, capaz de auxiliar na sua carreira.

O LinkedIn, quando bem utilizado, é um excelente aliado dos profissionais

Por meio dele você pode divulgar o seu currículo, o seu empreendimento, fechar projetos e obter destaque no mercado de trabalho.
Essas e outras técnicas são extremamente importantes para quem quer se dar bem no LinkedIn. E você tem alguma técnica que deseja compartilhar também?