Caxias do Sul

Após desistência de empresa, Município de Caxias do Sul retoma obras no acesso ao bairro Planalto

Trabalho emergencial visa amenizar os transtornos causados pela paralisação das obras. Uma nova empresa deve assumir o projeto

Foto: Ícaro de Campos/Divulgação
Foto: Ícaro de Campos/Divulgação

A retomada em caráter paliativo das obras de melhoria no acesso ao bairro Planalto, em Caxias do Sul, começaram nesta quinta-feira (01º). O trabalho é realizado por equipes da Secretaria Municipal de Obras e serviços Públicos (SMOSP), tendo em vista a desistência da empresa vencedora da licitação para fazer as obras,

Anteriormente, o Município já havia feito a abertura do acesso ao bairro e uma operação tapa-buracos de forma emergencial. Desta vez, o trabalho será de instalação de bocas de lobo e meios-fios. Posteriormente, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) vai colocar uma capa asfáltica. Por enquanto, um caminhão-pipa umedece a via pública, a fim de amenizar os transtornos causados pelo pó da rua de chão batido.

“Gostaríamos de estar aqui hoje inaugurando essa obra tão esperada pela comunidade do bairro Planalto. Mas infelizmente a empresa que venceu a licitação não conseguiu cumprir o contrato. A Prefeitura vai usar de todo rigor que a lei nos permite para compensar o transtorno causado para o município e para a comunidade. Somos solidários com as pessoas que precisam desse acesso, estamos promovendo melhorias para amenizar esses transtornos, mas temos que cumprir o rito legal do processo até nova empresa assumir em definitivo os trabalhos”, explica o prefeito Adiló Didomenico.

Rompimento do contrato

A rescisão do contrato com a empresa SUV Empreendimentos Ltda ocorreu no início de julho. Depois de diversas notificações para agilizar e cumprir o cronograma da obra, a empresa solicitou o cancelamento, de forma amigável.

Entretanto, o Município pediu rescisão unilateral e a penalização da empresa, além do acionamento seguro garantia. Após os trâmites legais e administrativos, a SUV foi notificada referente à rescisão, na última segunda feira (29). Agora, o Executivo já pode abrir nova licitação para o projeto.

Protesto

O reinício das obras ocorreu cinco dias depois de um protesto realizado no início da tarde do último sábado (27), na entrada da avenida Marcopolo, a principal via de acesso ao bairro Planalto, pela BR-116. Cerca de 100 moradores participaram do ato. Os manifestantes queimaram pneus e interromperam o trânsito pela via.

Fotos: Ícaro de Campos/Prefeitura de Caxias do Sul