Caxias do Sul

Moradores do bairro Planalto, em Caxias do Sul, protestam contra a morosidade da obra do novo acesso ao local

A manifestação teve queima de pneus, na principal entrada para a comunidade. Eles pedem uma solução do poder público para a paralisação da obra

Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM
Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM

Atualizada às 15h20

O protesto ocorreu por volta das 13h deste sábado (27), na entrada da avenida Marcopolo, a principal via de acesso ao bairro Planalto, pela BR-116. Cerca de 100 moradores participaram do ato.

Os manifestantes queimaram pneus e interromperam o trânsito pela via. Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Brigada Militar compareceram ao local. Eles reclamam da paralisação da obra de construção do novo acesso ao bairro.

Um dos organizadores do protesto, Irineu de Souza, conta que a obra já passou do prazo de conclusão prometido pelo Município.

“Falaram em oito meses e já se passou mais de um ano. Quem mora aqui no acesso, o pó é demais. Lavar uma roupa e colocar pra secar na rua, não adianta. Ela vai sujar mais do que estava. Protestamos porque queremos que o poder público venha aqui e nos diga uma coisa certa; Promessa, estamos cansados”, afirma.

Além do pó em dias secos, os moradores também reclamam dos buracos que se formam na via, nos dias de chuva. Próximo ao local, também fica uma escolinha de educação infantil. Segundo os manifestantes, as crianças não conseguem sair para fora no pátio por conta da poeira.

CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL

“Embora a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) tenha feito uma reunião com a empresa que era responsável pela obra de acesso ao Planalto buscando a retomada dos trabalhos, nesta sexta-feira a empresa entrou com o pedido de paralisação da obra. Assim, a SMOSP já fez os encaminhamentos junto à PGM para a rescisão do contrato e cobrança de multa. Também já procurou a seguradora e o seguro da obra ja foi acionado para ressarcir os valores e permitir o encaminhamento de uma nova licitação.
Enquanto isso, a Secretaria realizou melhorias no local para que os moradores tenham acesso ao bairro enquanto a obra não é retomada e seguirá fazendo a manutenção do local para a segura circulação dos moradores”.

Confira as imagens: