O fato ocorreu na última quarta-feira (03) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Gravataí, na Região Metropolitana. Segundo o relato dos agentes da Guarda Municipal no boletim de ocorrência, a profissional de saúde deu um tapa no rosto e torceu um dedo da paciente. A médica foi detida logo após as agressões, que ocorreram durante o atendimento da paciente.
Os agentes da Guarda Municipal estavam na UPA acompanhando um suspeito detido por furto que estava realizando exames médicos obrigatórios. Foi quando testemunharam a situação. Paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estavam presentes.
As informações dão conta de que a paciente estava deitada na maca quando a médica pressionou seu peito duas vezes, causando desconforto. Em outro momento, a paciente tentou morder a mão da profissional, que reagiu com um tapa. Após ser repreendida, a médica respondeu de forma irônica dizendo: “então me prende”.
Em comunicado, o Hospital Dom João Becker, responsável pela administração da UPA, afirmou que está investigando o caso e tomará as medidas necessárias com urgência. A médica foi afastada preventivamente de suas atividades, e a instituição expressou solidariedade à paciente e seus familiares.
O nome da médica não foi divulgado. Ela foi levada para a delegacia e posteriormente liberada após registro policial.