O vigário paroquial de Arroio dos Ratos, padre Adilson Correa da Fonseca, solicitou, aos apenados da Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos (PEAR), que confeccionassem uma cruz em madeira, para ser utilizada na celebração mundial alusiva ao dia do pobre, data esta proposta pelo Papa Francisco. Um grupo de apenados, então, produziu a cruz, de forma artesanal, que mede três metros de comprimento por dois metros de envergadura, em menos de 15 dias.
Conforme o diretor da PEAR, José Giovani, a iniciativa teve repercussão bastante positiva na arquidiocese da capital e na Pastoral Carcerária. A ação também será divulgada na revista Cáritas, que é uma publicação da igreja católica.
A cruz foi carregada por fiéis durante a missa celebrada na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, dia 17 de novembro, ocasião em que Dom Jaime Spengler, arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, agradeceu pelo trabalho dos apenados e solicitou que a mesma permanecesse naquela catedral, como símbolo de reflexão.
Fonte: Susepe