Comportamento

Amanhecer congelante: com temperaturas negativas, geada marca presença na Serra Gaúcha

Vacaria atingiu sensação térmica -4,9ºC na medição entre 5h e 6h. Caxias do Sul amanheceu com geada

(Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM)
(Foto: Marcelo Oliveira/Grupo RSCOM)

O inverno gaúcho segue castigando, especialmente a região da Serra Gaúcha. Nesta terça-feira (13), Vacaria consolidou sua posição como a cidade mais fria do estado, com termômetros atingindo -1,8ºC e sensação térmica de -4,9ºC. A sensação de congelamento se espalhou por outras cidades serranas, como Serafina Corrêa e Cambará do Sul, que também registraram temperaturas negativas, perto dos -1,7ºC. Canela, com 1ºC e Bento Gonçalves, com 2,2ºC, também não escaparam do frio intenso.

Em Caxias, as mínimas se aproximaram do 0ºC em bairros como Ana Rech e Rio Branco, por exemplo. Logo cedo, ao raiar do sol, uma grande geada era observada por todos os lados da cidade. Como o registrado em vídeo no bairro Cinquentenário, Zona Oeste de Caxias do Sul.

Após dias de intenso frio nesta primeira quinzena de agosto, a Serra Gaúcha terá um alívio nos termômetros nos próximos dias. Conforme a Climatempo, uma massa de ar polar que causou as baixas temperaturas começa a se afastar a partir de quinta-feira. A região tem previsão de máximas de até 26°C na sexta-feira.

De acordo com a MetSul Meteorologia, Pinheiro Machado, município da Zona Sul do Rio Grande do Sul, teve mínimas alcançando os -5°C no fim da madrugada desta terça-feira (13). Ainda conforme os meteorologistas, no decorrer do dia, ocorrerá um aquecimento e o ar irá favorecer máximas maiores do que no dia anterior. Diversos municípios devem ter temperaturas passando dos 15ºC.