Caxias do Sul

Aluno do IFRS campus Caxias do Sul é selecionado para intercâmbio nos EUA

Aluno do IFRS campus Caxias do Sul é selecionado para intercâmbio nos EUA

O aluno Eyji Koike Cuff, do nono semestre do curso de Engenharia de Produção do IFRS campus Caxias do Sul, foi um dos estudantes selecionados para um intercâmbio em Dayton, Ohio, EUA, na Sinclair Community College.  O edital contou com a participação de nove alunos da rede IFRS e ele foi um dos cinco finalistas.

(Foto: Redes Sociais/Divulgação)

O Community College Initiative Program (CCI) oferece bolsas de estudo que podem durar até um ano acadêmico, cursadas em faculdades comunitárias no território dos Estados Unidos da América. Quem participa do programa desenvolve habilidades técnicas e obtém certificados em suas áreas de estudo. Além disso, os participantes fortalecem a proficiência no idioma inglês e mergulham na cultura e na vida cotidiana no país norte-americano.

Eyji está muito entusiasmado com a experiência “Muito ansioso, eu vou ver neve. É um lugar que neva muito! Eu vou ter que comprar roupa térmica, coisas que nunca tive contato antes”, fala.

Ele ficará durante 10 meses na escola onde deve ficar em um local fornecedido pelo governo norte-americano.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul faz parte das instituições brasileiras participantes do programa internacional de intercâmbio Community College Initiative Program (CCI). A professora e assessora de Assuntos Internacionais – órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão –, Manuela Damiani fala sobre o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura de internacionalização.

“Esse no caso especifico do Eyji do campus Caxias, foi um edital feito em parceria com o consulado americano e eles fizeram a ponte com a instituição do ensino nos Estados Unidos. Esse edital a gente poderia indicar cinco alunos, dos 17 campis  de alguns cursos. Fizemos a indicação de cinco e dois alunos foram, O Eiji do campus Caxias e a Rafaela do campus Erechim”, fala.

Os participantes desse programa de intercâmbio receberão bolsa de estudos para custear despesas do visto, passagens de ida e volta da cidade de origem do participante para a instituição anfitriã nos Estados Unidos, mensalidades e taxas universitárias, alojamento e alimentação, subsídio para livros, materiais e despesas acessórias e cobertura de acidentes e doenças.

O objetivo do aluno de engenharia é se especializar em uma nova área nominada como Manufatura 4.0, “Eu acredito que eu vou estar estudando a minha área que é a engenharia lá né, que foi para o que me inscrevi e parece que o campus tem expertise nessa área. Como eu estou cursando engenharia da produçao né, eu pretendo me especializar nessa nova área que tá surgindo de manufatura 4.0, automação. E lá eu pretendo estudar a IOT, que é a internet das coisas, parece que lá tem um curso que é de um ano também, que encaixa com os meus interesses”, diz Cuffi.

Conforme a professora Manuela, as oportunidades não cessam, em janeiro mais dois alunos do Instituto do campus Farroupilha devem ser enviados ao Canadá, “O programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), ele busca jovens emergentes da América Latina. Nós também indicamos três alunos e dois estão indo para o Canadá”, conta.

Eyji deixa uma mensagem para os alunos que sonham com uma oportunidade como esta, “Acho que o principal ponto que é necessário é se ter vontade. Voontade de ir atrás e muita vontade de retribuir o que se está ganhando, que é o principal foco do programa, escolher pessoas que vão ser atores na mudança”, conclui.

Ele está com data de embarque marcada para o inicio do mês de agosto.

Fotos de Eyji durante sua ida a São Paulo para mais um processo e pedido de visto para realizar o intercâmbio (abaixo):

Como participar:

Conheça os programas oferecidos pelo nosso setor de Assuntos Internacionais pelo link: https://ifrs.edu.br/extensao/assessoria-de-assuntos-internacionais/