Comportamento

Aldo Cini recebe o título de Cidadão Bento-gonçalvense

Empresário formou família e teve empresas na cidade, onde foi decisivo na criação de entidades do setor moveleiro

Aldo Cini cercado pelo vereador Anderson Zanella, pelo prefeito Diogo Siqueira, presidente do Legislativo, Idasir dos Santos e pelo presidente do Royary Irineu Pisani
Aldo Cini cercado pelo vereador Anderson Zanella, pelo prefeito Diogo Siqueira, presidente do Legislativo, Idasir dos Santos e pelo presidente do Royary Irineu Pisani

A Câmara de Vereadores concedeu a maior  honraria do município ao empresário Aldo Cini: o título de Cidadão Bento-gonçalvense.

A cerimônia ocorreu na noite de 24 de junho e contou com a presença da esposa do homenageado, Ordalia e de seus filhos e netos além de grande número de amigos.

A proposição da honraria foi do vereador Anderson Zanella (PP) e subscrita pelos demais 16 vereadores da Casa. Quem presidiu a sessão foi o vereador Idasir dos Santos (MDB) que interinamente comanda a Câmara.

Em vídeo previamente produzido, Aldo Cini, 89 anos, contou sobre a grande influência exercida sobre ele por seu pai e o desejo que sempre teve de ser empresário..
A cerimônia foi permeada por outras homenagens. Uma delas vinda do Rotary Clube Bento Gonçalves, do qual Aldo é membro desde 1978. Também os presidentes do Sindmóveis e a Movergs, entregaram placa de reconhecimento ao empresário.

Em nome do empresário o filho César Cini se pronunciou e mencionou um dos ditos preferidos do pai. “Dois são os sentimentos que nos impulsionam: a vontade e a necessidade”.
O prefeito Diogo Siqueira também se pronunciou demonstrando gratidão pelas contribuições de Cini ao município.

Nascido em Garibaldi foi em Bento Gonçalves que Aldo Cini constitui família e empreendeu. Primeiro, com a Companhia de Móveis Aldo Cini, depois com a Madesa, hoje sediada em Bom Princípio.

Cini foi protagonista no movimento associativo do setor moveleiro da cidade e participou da criação do Sindmoveis nos anos 70. Depois, em 1987, foi um dos idealizadores e primeiro presidente da Associação das Indústrias de Móveis do RS, a Movergs.

Sobre o título de Cidadão e ao receber r cumprimentos no final da cerimônia Cini foi sucinto: “E Estou emocionado, agradecido e sei que depois de uma homenagem destas, todo o agraciado sente aumentar sua responsabilidade”.