O Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, aguarda a homologação do Papi, equipamento composto de cubos com luzes LED que auxilia pilotos a pousar sob condições meteorológicas adversas, como neblina moderada. O aval é concedido pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira, entretanto, um prazo não foi estabelecido, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTTM).
O Papi, sigla em inglês para Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, já está instalado no terminal. Segundo a SMTTM, o instrumento substitui o AVASIS, equipamento considerado obsoleto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O aeroporto caxiense opera normalmente em dias de chuva e a umidade não altera as operações.
Telhado novo em 30 dias
Tiveram início, nesta terça-feira (10), os trabalhos de manutenção e restauração da cobertura do Hugo Cantergiani. A empresa Loch Construções e Funilaria executa os serviços, com previsão de conclusão para 30 dias, e custo de R$ 326,9 mil.
Durante a manhã, os caminhões com telhas e equipamentos estiveram em frente ao prédio descarregando materiais.
“Neste primeiro momento será trocado todo o telhado do terminal. As equipes começaram a trabalhar nesta terça-feira e a previsão de conclusão das melhorias é de 30 dias”, afirma o diretor do terminal, Cleberson Babetzki.
A contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial do Município, na quinta-feira passada(5).