Caxias do Sul

Oito são presos e um criminoso é morto após perseguição em matagal no interior de Caxias do Sul

O criminoso que havia fugido foi capturado pela Brigada Militar; ocorrência iniciou na madrugada desta segunda (13), após uma tentativa de homicídio

((Foto: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM))
((Foto: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM))

Ao todo, oito pessoas foram presas após a perseguição em Vila Cristina, interior de Caxias do Sul. O desdobramento do caso, que iniciou pela madrugada e encerrou ainda no final da manhã desta segunda-feira (13) conta com três criminosos presos, um morto, um resgatado por comparsas (capturado pela polícia por volta de 12h10), além de duas mulheres que tentaram efetuar o resgate dos indivíduos e dois criminosos presos que sofreram o atentando.

Conforme o Coronel Claudio de Azevedo Goggia, os cinco criminosos tentaram executar outros dois que estavam em um sítio na localidade. “Prendemos todo o armamento, coletes a prova de balas; não ficou resquício algum desta ocorrência, todo armamento recuperado e os presos todos capturados”.

O Coronel ainda destacou que o criminoso morto seria possivelmente o condutor do veículo onde a quadrilha utilizou, o qual capotou durante a perseguição. Na perícia será esclarecido se ele morreu em virtude do confronto com a polícia.

Relembre o caso

Na madrugada desta segunda, cinco homens armados invadiram uma chácara localizada nas margens da BR-116, no distrito caxiense de Vila Cristina, com uma Chevrolet/Captiva. Eles atiraram diversas vezes, ferindo um homem no braço. Uma equipe do Batalhão de Choque estava nas proximidades e iniciou a perseguição, em que um dos atirados acabou morto após confronto com a polícia.

Posteriormente, os quatro criminosos que sobreviveram fugiram em direção a um matagal nas margens da ERS-452. Além do 4º BPChq, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) de Porto Alegre realiza buscas na localidade. É esperada a chegada de reforço aéreo. “Pelo relatos dos policiais, como teve uma intensa troca de tiros, provavelmente parte deles esteja baleado”, destacou Soccol.

O caseiro baleado, 36 anos, foi encaminhado para atendimento médico. Ele portava duas armas de fogo e possui antecedentes por tráfico e homicídio. Já os cinco homens que invadiram a propriedade são suspeitos de terem assassinado Leandro Santos Brandão, 43 anos, no dia 21 de fevereiro.

Materiais apreendidos

01 pistola G2C 9mm, 03 carregadores, 36 munições intactas 9mm, 01 revólver Taurus, calibre 38, 10 munições intactas, calibre 38, 46 gramas de maconha, 01 pistolas Bersa calibre 9mm, 15 munições calibre 9mm, 01 pistola Bersa, calibre 9mm, 03 munições calibre 9mm, 1 espingarda calibre 12, 01 VW Santana bordô
01 GM CAPTIVA em ocorrência de roubo, 01 colete balísticos – capa e duas placas, 01 galão combustível gasolina, 01 material de identificação da polícia e 04 celulares.

Matéria em atualização**