SAÚDE PÚBLICA

Sete entidades estão credenciadas para a gestão da UPA Zona Norte de Caxias do Sul

Abertura dos envelopes de propostas ocorre no dia 18 de novembro. Comissão analisará os critérios técnicos e de valor do serviço

UPA Zona Norte foi inaugurada em setembro de 2017 sob regime de gestão compartilhada
UPA Zona Norte foi inaugurada em setembro de 2017 sob regime de gestão compartilhada | Foto: Divulgação/SMS

A Central de Licitações (CenLic) do Município de Caxias do Sul realiza, no dia 18 de novembro, a abertura dos envelopes com a proposta financeira para a gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA Zona Norte). A sessão está marcada para as 9h, na sede do órgão vinculado à Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). O edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE), no dia 31 de outubro.

A definição da Organização da Sociedade Civil (OSC) ocorre por meio de um processo de seleção simplificada, assim como ocorre para a gestão compartilhada da UPA Central. Sete entidades foram aprovadas na etapa de credenciamento, aberta no ano passado. Contudo, não se pode afirmar que todas irão apresentar proposta para assumir a prestação do serviço.

Entidades locais

Entre as concorrentes, duas têm sede no município. Uma delas é a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), que administra a UPA desde janeiro de 2020. O convênio foi assinado, oficialmente, em julho daquele ano, após aprovação de projeto de lei autorizativo pela Câmara de Vereadores.

Os seis primeiros meses de prestação do serviço ocorreram de forma emergencial. Isso porque, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia cancelado o contrato com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), no final de dezembro do ano anterior. A OSC fazia a gestão compartilhada da UPA, desde a inauguração, no dia 20 de setembro de 2017.

A outra OSC de Caxias do Sul credenciada é a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. A entidade já opera o atendimento materno-infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos 49 municípios da região serrana, após o fechamento da maternidade do Hospital Pompéia.

Saiba quais são as demais entidades credenciadas:

  • Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde) – São Paulo/SP (que realiza a gestão da UPA Central);
  • Instituto Núcleo de Apoio às Politicas Públicas (INAPP) – Porto Alegre;
  • Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) – Florianópolis/SC;
  • Instituto Brasileiro, de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano – (IBSaúde) – Porto Alegre;
  • Hospital Mahatma Ghandi – Catanduva/SP.