Durante ação com objetivo de coibir a circulação de mercadorias em situação irregular no Estado, a Receita Estadual interceptou, no último dia 4 (quinta-feira) em Vacaria, dois veículos transportando grande quantidade de joias e semijoias, totalizando quase R$ 3 milhões e gerando uma autuação de R$ 500 mil, incluindo ICMS devido e multas.
A abordagem aos dois carros foi realizada no Posto Fiscal Passo do Socorro, localizado na BR-116, em Vacaria, na divisa com Santa Catarina.
Um dos veículos apresentava joias e semijoias em ouro e prata sem nenhum documento fiscal. No segundo, apesar de haver a documentação, esta continha divergências entre quantidade de peças e valores. Conforme a Receita Estadual, este tipo de prática resulta em prejuízos financeiros e concorrência desleal entre as empresas do setor, gerando um impacto negativo no desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.
A operação foi o resultado de um acompanhamento permanente da Delegacia de Trânsito de Mercadorias (15ª DRE/DTM), que desenvolve ações de monitoramento e intervenções com o emprego de inteligência artificial e outras tecnologias, integradas a órgãos de fiscalização federais, estaduais e municipais.