HOMEMAGEM

Professor Olmes Pértile recebe o Título de Cidadão de Bento Gonçalves

Solenidade na Câmara de\Vereadores contou com a presença do ex-fprefeito Aido Bertuol e do deputado Carlos Burigo

Professor Olmes
Homenagem ao ex-vice-prefeito foi prestidgiada pela classe política. Crédito/ Lucas Marques

O professor Olmes Pértile, que também é ex-vereador e ex-vice-prefeito de Bento Gonçalves teve reconhecida sua longa ficha de serviços prestados ao município de Bento quando, na noite de quarta-feira, 14, e recebeu o Título de Cidadão de Bento Gonçalves.


A proposição, subscrita pelos demais vereadores, é dos correligionários do MDB, Moisés Scussel e Alcindo Gabrielli; Aos 80 anos, a biografia de Olmes Pértile demonstra dedicação, ética e compromisso com o ensino, valores que fazem dele uma referência incontestável.


O presidente da Casa, Anderson Zanella (Progressistas), ao abrir os trabalhos destacou o legado do homenageado.

“Liderança política e social muito importante, que nos ajudou a trilhar os bons caminhos, a fazer com que Bento Gonçalves seja, hoje, essa Bento Gonçalves que todos nós podemos nos orgulhar. Tem muito do seu trabalho, da sua dedicação, da sua história, da sua família, que aqui ajudou a construir todos esses passos para que nós pudéssemos chegar nessa noite e conceder esse Título. Que orgulho quando a gente trabalha e constrói legado. A homenagem de hoje é por todo legado que foi construído pelo professor Olmes”,


Em sua fala, Moisés Scussel destacou a grandeza de Olmes para Bento Gonçalves, com diversas conquistas e presença constante na história de milhares de pessoas, sempre pensando no bem comum.

“Que este Título de Cidadão de Bento Gonçalves seja um reconhecimento justo, mas também um incentivo para que nós, juntos, construamos um futuro melhor. Um futuro à altura do legado que o senhor nos deixa. Um legado é uma jornada, não um destino. Uma jornada de sucesso, perseverança e amor pelo próximo, que continua a nos inspirar”,


Alcindo Gabrielli destacou os feitos de Olmes como professor do município.

“Professor é uma profissão que enaltece a sociedade. Quantas pessoas estão por aí com os seus ensinamentos, fazendo progresso, o desenvolvimento social e econômico do nosso município – e não só do nosso município, mas do Rio Grande afora.” O ex-prefeito Aido Bertuol relembrou feitos de sua gestão, pois a mesma teve Olmes Pértile como vice-prefeito. “O Olmes é a história de Bento Gonçalves”,



Emocionado, Olmes Pértile iniciou seu discurso agradecendo pela honraria.

“Eu vou confessar para vocês que achava mais fácil falar em público, porque eu já fiz isso milhares de vezes, mas hoje a emoção me atrapalhou um pouco, mas eu estou aqui, com muita vontade de dizer tanta coisa”, comentou. Pértile relembrou o começo da carreira política no antigo PMDB, quando adentrou o partido e logo foi eleito vereador e vice-prefeito. 
Pértile também homenageou a falecida esposa, professora Élide Cortese Pértile – lembrada pelas autoridades com carinho -, as irmãs, os filhos e seus cuidadores, além dos amigos de jornada. “Esta noite, para mim, fecha com chave de ouro toda a minha vida. Muito obrigado”.

Biografia


Natural de Veranópolis, nascido em 8 de fevereiro de 1945, Olmes Pértile trilhou um caminho de perseverança e amor ao saber. Filho de Natal José Pértile e Irene Dalpian, desde a infância vivenciou os desafios da vida, auxiliando seus pais no restaurante familiar. 
Ainda jovem, sua busca pelo conhecimento o trouxe a Bento Gonçalves, onde encontrou sua vocação na educação, iniciando sua jornada acadêmica no Colégio Mestre Santa Bárbara e, posteriormente, ingressando nas faculdades de Matemática e Enologia. 
Com espírito incansável, dedicou mais de 45 anos à docência, formando gerações de estudantes que, sob sua orientação, não apenas absorveram conteúdos curriculares, mas também valores fundamentais para a vida em sociedade.
Convidado pelo Dr. Hevalino Plácido Bozetto, ingressou na política pelo PMDB e, em sua primeira candidatura, foi o vereador mais votado do partido, exercendo mandato entre os anos de 1982 e 1988. A credibilidade e o respeito conquistados o levaram a concorrer ao cargo de vice-prefeito em 1988 e, posteriormente, a ser eleito para a função no período de 1992 a 1996. Além disso, foi suplente de vereador em 2001 e 2005, consolidando sua influência como agente transformador do município.
Casado por 50 anos com sua falecida esposa, a professora Élide Cortese Pértile, ele construiu uma família sólida e amorosa, da qual se orgulha profundamente. Pai de três filhos — Gisele, Humberto e Daniel — e avô de seis netos, Pértile personifica os valores de dedicação familiar, equilíbrio e amor.