Primeira turma de novos contratados da Emater/RS-Ascar participa de capacitação 

Os 24 novos servidores trabalharão com agricultores familiares e outros públicos com assntados, ribeirinhos e quilombolas

Publicado por
13:35 - 16/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Primdira turma

A primeira turma de novos colaboradores, contratados através do Processo Seletivo Externo realizado no ano passado, foi recepcionada no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (15/04). Participaram do ato que marcou o início da primeira capacitação dos 24 novos empregados o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, o secretário adjunto da SDR, Lindomar do Carmo Moraes, a presidente e o diretor técnico da Emater/RS, Mara Saalfeld e Claudinei Baldissera.

A presidente da instituição, Mara Saalfeld, que é veterinária e extensionista explicou que o trabalho  a ser desenvolvido é junto ao agricultor familiar, pecuarista familiar e públicos tradicionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, assentados da reforma agrária, todos públicos que existem no Rio Grande do Sul.  Ela reforçou que se trata de um trabalho que faz a diferença na vida das pessoas. Por isso entramos na propriedade sem precisar bater na porta. Somos recebidos como se fôssemos da família, porque nos momentos difíceis é a nós que eles recorrem e sempre são atendidos. Vocês terão orgulho de trabalhar aqui”, prognosticou  a presidente.

Ela mesmo  contou como foi impactada pela Emater: – “Comecei minha vida de extensionista há 41 anos. Mas minha história com a Emater inicia quando eu tinha 12 anos. Naquela época a gente tinha que fazer tudo, desde criar o porco, abater o animal e fazer a linguiça para depois consumir. Houve um surto de peste suína africana, o meu pai tinha uma propriedade com criação de animais e quem chegou lá para nos dar a notícia de que precisávamos sacrificar todos os animais foi o extensionista da Emater, junto com o pessoal da Vigilância Sanitária. E foi um momento muito triste, porque era uma parte da nossa vida, mas aquele profissional nos ofereceu, além da notícia ruim, um ombro, um abraço, nos deu carinho e mostrou a importância que tinha naquele momento se desfazer daqueles animais todos. E foi importante aquilo, eu enxergando aquele homem falando com meu pai e pensando, como ele consegue dar uma notícia tão ruim desse jeito? E pensei naquele dia, quando eu crescer quero fazer isso”.

 

O secretário Ronaldo Santini destacou a importância do trabalho da Emater/RS-Ascar e deu boas-vindas aos novos contratados. “É uma segunda-feira muito importante para nós, porque no início da semana retornamos do interior, onde participamos de feiras, eventos, festas municipais e, via de regra, encontramos lá alguém que representa a Emater, que fala por todos nós lá nas suas cidades, nas suas regiões, que recebe as demandas e os pedidos que são enviados para cá, para que possamos seguir trabalhando e melhorando nosso Estado. Daqui em diante vocês farão parte desta equipe e verão que é muito gratificante se dedicar a uma atividade que transforma vidas”, disse Santini.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp