As obras de recuperação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, atingido pela enchente de maio, seguem em ritmo acelerado e dentro do cronograma estabelecido. Por isso, durante vistoria realizada nesta quinta-feira (19), o governador Eduardo Leite acompanhou o andamento das intervenções junto ao secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, e a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal. Dessa forma, a principal área afetada foi a pista de pousos e decolagens, que está em processo de recomposição.
“O aeroporto voltará a operar de forma parcial no dia 21 de outubro, com uma operação robusta. Queremos garantir condições para ampliar o número de voos e assegurar a manutenção das rotas que operavam antes da enchente”, destacou o governador.
A Fraport informou que, na última semana, foram concluídos os trabalhos de restauração na taxiway D, a via de acesso das aeronaves entre a pista e o pátio de manobras, crucial para a retomada das operações. Portanto, as obras continuam na taxiway F, e a pista de pousos e decolagens está sendo finalizada com a aplicação das últimas camadas de asfalto.
O aeroporto retomará parcialmente os voos no dia 21 de outubro, com pousos e decolagens a partir das 8h. A previsão para a retomada total, incluindo os voos internacionais, é para o dia 16 de dezembro, permitindo o retorno das atividades completas no terminal.
Aeroporto Salgado Filho