Após os danos causados pela enchente de maio, o governo federal autorizou a liberação de R$ 425,9 milhões para a reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A medida provisória publicada na última segunda-feira permite que a Fraport, concessionária responsável pela administração do terminal, inicie imediatamente os trabalhos de recuperação.
Situação das obras no aeroporto
As obras de recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho, iniciadas em 13 de julho, estão avançando rapidamente. Com previsão de reabertura parcial para voos domésticos no dia 21 de outubro, a concessionária Fraport trabalha incansavelmente para restabelecer as operações aéreas no terminal. A liberação integral dos recursos federais está condicionada à apresentação da documentação que comprove os investimentos realizados.
Após a conclusão dessa etapa, a pista ainda passará por processos de pintura das faixas de circulação, inserção de ranhuras no asfalto para aumentar a aderência dos pneus das aeronaves, e instalação das luzes de orientação noturna.
Mesmo após a reabertura para voos, a outra parte da pista, que também foi danificada pela enchente de maio, continuará em obras. A empresa planeja realizar esses trabalhos durante as madrugadas, evitando maiores impactos nas operações do terminal. A previsão é que todas as intervenções estejam finalizadas até 15 de de dezembro