PALAVRA DE MULHER

Empreendedorismo feminino: CDL Mulher RS define estratégias

Encontro realizado em Porto Alegre reuniu representantes de 14 comitês

empreendedorismo feminino
CDL Mulher RS mantém agenda de incentivo ao empreendedorismo Crédito: Diego Dias

O empreendedorismo feminino possui um braço importate dentro do varejo gaúcho. São 14 comitês da CDL Mulher, onde são compartilhadas histórias empreendedoras.

As coordenadoras e integrantes destes comitês da CDL Mulher se reuniram pela primeira vez no ano para definir a agenda de atividades de 2025 e traçar as estratégias para aumentar a representatividade feminina nos negócios. O próprio encontro, ocorrido dia 27 de março, em Porto Alegre, sinalizou avanço nessa.

“A CNDL, em sua última assembleia, aprovou a criação da CDL Mulher em nível nacional e ela estará, em breve, no organograma do Sistema CNDL. E isso começou aqui, no Rio Grande do Sul, um trabalho que é modelo e será modelo para o Brasil”,

anunciou o vice-presidente da Federação, Marcos Carbone, em sua mensagem de boas-vindas às mais de 30 mulheres que participaram do encontro.

A parceria da CNDL com a Federação Varejista do RS também esteve exemplificada, no evento, com a entrega da quarta edição da cartilha Mulheres que Constroem o Varejo, produzida pela organização gaúcha e lançada na Biblioteca do Senado, em Brasília, no dia 11 de março. A diretora da CDL Mulher RS, Débora Balbinotti Lunardi, entregou o documento, editado sob a temática “Liderança Feminina e ESG: mulheres redefinindo o futuro sustentável”, bem como um manual atualizado de implementação da CDL Mulher. “Isso só aconteceu porque a CNDL viu, não na Federação, mas no conjunto do trabalho que as CDLs associadas à Federação fizeram, criaram corpo e força e entenderam que nós tínhamos a capacidade para construir essa cartilha”, disse Débora.

No encontro, as integrantes das CDLs Mulher decidiram, em comum acordo, realizar outras três reuniões de coordenadoras, nos dias 29 de abril e 29 de julho, de modo remoto, e no dia 4 de novembro, de maneira presencial. A segunda edição da Rodada de Negócios, por sua vez, será no dia 17 de junho. O formato será o mesmo da estreia, com os comitês de CDLs Mulher promovendo o evento em suas respectivas cidades, simultaneamente, para estimular relacionamento e negócios entre empresas lideradas por mulheres. Além disso, elas debateram a missão empresarial que terão nos dias 11 e 12 de setembro, durante a 2ª Convenção Estadual Lojista, em Gramado. As mulheres terão a responsabilidade de abrir o evento, que discutirá com especialistas o tema “A (R)Evolução do Varejo”, com o 3º Encontro Estadual Da Mulher Empreendedora.

“Será um evento que nos dará possibilidade para crescermos como movimento, para marcar presença no Estado, consolidando todo o nosso trabalho”,

contou Débora.

A reunião com as coordenadoras ainda teve um momento para a diretora da CDL Mulher RS compartilhar suas impressões sobre a NRF Retail´s Big Show, maior evento de inovação em varejo do mundo, ocorrido em janeiro, em Nova Iorque. Um momento de networking entre as coordenadoras marcou o fim do evento. Mas Débora e Carbone, que destacaram em seus discursos a importância do trabalho do presidente da entidade, Ivonei Pioner, na condução da pauta CDL Mulher RS, tinham um outro importante feito para celebrar na quinta-feira: a criação da CDL Mulher Bento Gonçalves. O ato, durante o Mérito Lojista da CDL do município, presidida por Carbone, marcou a chegada do 21º comitê da CDL Mulher no Rio Grande do Sul. Até o final do ano, a expectativa é que esse número se aproxime dos 30.