
Após os reparos, a sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), localizada na Avenida Borges de Medeiros, nº 1565, em Porto Alegre, será reaberta ao público a partir de 02 de setembro de 2024. O complexo de prédios, que foi afetado por uma inundação em maio deste ano, volta a funcionar com plena segurança, embora ajustes ainda estejam em andamento. Magistrados, servidores, estagiários e colaboradores já poderão retornar ao trabalho presencial a partir de 20 de agosto de 2024.
O Presidente do TJRS, Alberto Delgado Neto, ressaltou o trabalho da Administração e das Direções do Tribunal para viabilizar o retorno às atividades no prédio-sede.
“Trabalhamos muito para podermos chegar até este momento de retorno. Voltamos ao prédio quando tivemos a plena certeza de poder oferecer essa segurança no retorno. Reparos ainda estão sendo feitos e contamos com a compreensão de todos e todas nos possíveis ajustes que ainda enfrentaremos no nosso dia a dia”, declarou o magistrado.
O complexo do TJRS abriga os gabinetes da Administração da Corte, as sessões de julgamento de segundo grau, além de secretarias e setores estratégicos. O prédio anexo, que também foi atingido pela inundação, contém gabinetes de magistrados e seis andares de estacionamento, dos quais três, localizados no subsolo, foram completamente alagados, além do pavimento térreo.
Na última quarta-feira, 15 de agosto, o Presidente Alberto Delgado Neto, acompanhado pela 3ª Vice-Presidente do TJRS, Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, e pelo Diretor de Infraestrutura, Arquiteto Giovani Lino, realizou uma vistoria nas instalações internas e externas das edificações. A equipe inspecionou o subsolo, o estacionamento, elevadores, gabinetes de magistrados, salas de sessões de julgamento e o restaurante, além do 12º andar, onde funcionam a Presidência, as Vice-Presidências e a Corregedoria-Geral da Justiça.
De acordo com o Departamento de Infraestrutura (DINFRA), além dos prédios do TJRS, outras 20 edificações pertencentes ao Poder Judiciário foram impactadas na capital e no interior do estado, incluindo o Foro Central e o Centro de Formação do Judiciário (CJUD), localizados no bairro Praia de Belas, próximo à Orla do Guaíba.
Também participaram da vistoria a Diretora de Comunicação Social do TJRS, Jornalista Adriana Arend, os Diretores de Departamentos da DICOM, Jornalistas Fábio Berti e Analice Bolzan, além do Assessor da Presidência Ivandre de Jesus Medeiros e demais assessores.