Formada por 600 famílias e mantendo o título de mais antiga cooperativa vinícola do Brasil a Nova Aliança está perseguindo com entusiasmo um novo momento iniciado em meados de 2023. Aos 95 anos a realidade da empresa mudou para melhor e agora passou a olhar com maior atenção para o mercado externo. Para tanto não se furtará de atingir o objetivo criando novos produtos e desta forma aumentar sua presença fora do Brasi.
A Cooperativa estreou na ProWine Shangai, em novembro último e a maior produtora de suco de uva orgânico do mundo voltou da China com um desafio: engarrafar suco de uva integral em garrafa de vinho.
Helena Facchin é o CEO da Nova Aliança Vinícola Cooperativa, e esteve na feira. Agora demonstra empolgação com o os resultados obtidos no evento.
“Nossa expectativa era entender melhor o mercado chinês para poder atender melhor, mas fomos além, garantindo a prospecção de novos clientes, o conhecimento da cultura local de negócios e a realização de novas vendas com expansão do portfólio. Estamos ansiosos para liberar o quanto antes nossa primeira exportação de suco de uva integral em garrafa de vinho, um pedido feito pelos chineses na feira”.
Facchin explica que a demanda é por um produto natural, sem álcool, saudável, porém em uma embalagem de vinho.
Integrando o estande do projeto Wines of Brazil, Consevitis e Apex-Brasil, a Nova Aliança também teve a oportunidade de analisar melhor o perfil do consumidor local e entender, inclusive, como os concorrentes se posicionam.
“Nossa expectativa é muito positiva. Estamos mais seguros do que nunca”,
ressalta.
A Nova Aliança Vinícola Cooperativa iniciou seu processo de exportação há 6 anos e hoje está presente na Bolívia, China, Paraguai, Rússia e Uruguai. Com a criação da Nova Vinhos e Espumantes, nova unidade de negócio criada no ano passado, a empresa espera avançar nestes e em novos mercados cada vez mais focada em vinhos finos e espumantes. Para isso, dará continuidade a uma agenda internacional.
2024 representa um marco
A Nova Aliança teve um ano desafiador, mas também de transformação. Novos produtos foram lançados, identidade visual foi renovada, nova unidade de negócio foi criada, investimentos foram feitos nas plantas industriais e nos vinhedos, mas acima de tudo, muitas ações caminharam lado a lado com cada cooperada, onde está a força e a razão de existir da Nova Aliança.