A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) coordenou, entre os dias 2 e 4 de dezembro, uma missão oficial a Brasília. A finalidade foi reforçar pautas estratégicas para a Serra Gaúcha e o desenvolvimento do Brasil. Entre elas, a desburocratização, atratividade para investimentos e sustentabilidade econômica.
Participaram da delegação, representantes da entidade e de sindicatos empresariais. Liderada pelo presidente da CIC, Celestino Oscar Loro, também contou com a participação dos empresários Ruben Bisi (vice-presidente de Indústria), Idalice Manchini (vice-presidente de Comércio), Mauro Bellini, Daniel Randon, Joarez Piccinini e Ubiratã Rezler (presidente do Simecs).
Entre os encontros realizados, destacam-se audiências com os senadores Luis Carlos Heinze (PP), Hamilton Mourão (Podemos) e Efraim Filho (União); os deputados federais Marcel van Hattem e Lucas Redecker (PSDB), Caroline De Toni (PL), e Denise Pessôa (PT). Também realizaram reuniões no Sebrae.
A delegação caxiense apresentou demandas empresariais prioritárias, como a preocupação com o déficit público, a necessidade de redução de custos no governo, considerações sobre a jornada de trabalho 6×1 e a defesa de reformas estruturantes. Entre as pautas de infraestrutura para a Serra, estiveram em pauta o novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, o Porto Meridional de Arroio do Sal, e a extensão da BR-448 (Rodovia do Parque).
“Nossa visita foi bastante intensa, com muitas pautas importantes debatidas com diversas autoridades. Em todas as audiências, defendemos os interesses empresariais e regionais, reforçando a importância de medidas pragmáticas e de longo prazo para o Brasil. Buscamos construir uma interlocução ainda mais efetiva com lideranças nacionais e ampliar as ações da CIC Caxias em prol do desenvolvimento da Serra Gaúcha”, destacou Celestino Loro.