Litoral Gaúcho

Criança de 10 anos é ferida em possível ataque de jacaré em Tramandaí

Menino recebeu 40 pontos após ser mordido na Lagoa do Armazém; investigação segue sem confirmação de ataque animal

ataque de jacaré
Foto: Divulgação

Moradores de Tramandaí, no litoral norte gaúcho, estão alarmados com o possível ataque de um jacaré a uma criança de 10 anos, ocorrido no último sábado (21). O menino estava nadando na Lagoa do Armazém, localizada na RS-030, quando teria sentido uma mordida. A lesão, que exigiu 40 pontos para ser fechada, foi tratada inicialmente no local antes de o garoto ser encaminhado ao pronto atendimento.

Apesar da gravidade do ferimento, a criança está em casa e se recupera bem, tomando medicamentos. A Secretaria do Meio Ambiente investiga o caso, mas a família informou que nenhum animal foi avistado no momento do incidente.

Especialistas do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), levantam dúvidas sobre a hipótese de um ataque de jacaré.

“O jacaré tem dentes pequenos. Quando ele morde, gira em relação ao eixo. E os ferimentos não aparentam esse tipo de reação”, explicou um especialista da equipe.

Por sua vez, o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) não foi acionado para atender a ocorrência, mas confirmou que a Lagoa do Armazém é um habitat natural de jacarés. Entretanto, nunca houve relatos de ataques de jacarés na região, o que torna o caso ainda mais inusitado e sob apuração.